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Atos institucionais

Página atualizada em 15 de abril de 2024

Em atendimento à determinação da Resolução CGRC Nº 06/2022 (formato .pdf, tamanho 60 KB, abre em nova aba), orientada por suas Instruções  Normativas (vide Seção Legislação), a partir de 02 de janeiro de 2023, a edição de atos institucionais no âmbito da UFJF deverá estar em conformidade com o disposto pelo Decreto Nº 9.191/2017 (abre em nova aba) e pelo Decreto nº 10.139/2019 (abre em nova aba).

Esta página apresenta as informações gerais sobre as principais mudanças envolvidas e o novo procedimento de publicação dos atos da UFJF.

 

Sumário

 

Principais mudanças

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No âmbito do SEI, os procedimentos para a publicação de documentos que tratam de atos institucionais (portarias, resoluções, etc.) apresentam uma série de mudanças.

Mudança 1: A primeira mudança é que, a partir de agora, somente as seguintes espécies documentais poderão ser publicadas via SEI:

  • Portarias: Atos editados por uma ou mais autoridades singulares;
  • Resoluções: Atos editados por colegiados;
  • Instruções Normativas: Atos que, sem inovar, orientam a execução de normas vigentes para os agentes públicos.

 

Também estão previstas:

  • Portarias de Atos de Pessoal, produzidas e publicadas via SEI exclusivamente pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE);
  • Portarias Conjuntas, produzidas e publicadas via SEI por algumas Unidades representando um ato editado por múltiplas autoridades singulares de diferentes Unidades.

 

Os Regimentos deverão ser emitidos como uma Resolução do colegiado em questão.

Mudança 2: A segunda mudança ocorre no formato da epígrafe e na lógica da numeração dos atos.

Nas Portarias, a epígrafe apresentará o seguinte formato:

PORTARIA UNIDADE/UFJF Nº XX, DE DD DE MM DE AAAA

Onde:

  • UNIDADE: Unidade (Administrativa ou Acadêmica) emissora da Portaria;
  • XX: Número da Portaria, por Unidade emissora. Valor gerado automaticamente pelo SEI, em sequência contínua (isto é, o número da Portaria não será reiniciado a cada ano);
  • DD: Dia de publicação da Portaria;
  • MM: Mês de publicação da Portaria;
  • AAAA: Ano de publicação da Portaria.

 

Nas Portarias de Atos de Pessoal, emitidas pela PROGEPE, a epígrafe apresentará o seguinte formato:

PORTARIA DE PESSOAL PROGEPE/UFJF Nº XX, DE DD DE MM DE AAAA

Onde:

  • XX: Número da Portaria de Atos de Pessoal, em sequência própria, diferente da sequência das demais Portarias. Valor gerado automaticamente pelo SEI, em sequência reiniciada a cada ano;
  • DD: Dia de publicação da Portaria de Atos de Pessoal;
  • MM: Mês de publicação da Portaria de Atos de Pessoal;
  • AAAA: Ano de publicação da Portaria de Atos de Pessoal.

 

Nas Portarias Conjuntas, emitidas por múltiplas Unidades, a epígrafe apresentará o seguinte formato:

PORTARIA CONJUNTA UFJF Nº XX, DE DD DE MM DE AAAA

Onde:

  • XX: Número da Portaria Conjunta, global para toda a UFJF, em sequência própria, diferente da sequência das demais Portarias. Valor gerado automaticamente pelo SEI, em sequência contínua (isto é, o número da Portaria não será reiniciado a cada ano);
  • DD: Dia de publicação da Portaria Conjunta;
  • MM: Mês de publicação da Portaria Conjunta;
  • AAAA: Ano de publicação da Portaria Conjunta.

 

Nas Resoluções, a epígrafe apresentará o seguinte formato:

RESOLUÇÃO UNIDADE/UFJF Nº XX, DE DD DE MM DE AAAA

Onde:

  • UNIDADE: Unidade (Administrativa ou Acadêmica) emissora da Resolução;
  • XX: Número da Resolução, por Unidade emissora. Valor gerado automaticamente pelo SEI, em sequência contínua (isto é, o número da Resolução não será reiniciado a cada ano);
  • DD: Dia de publicação da Resolução;
  • MM: Mês de publicação da Resolução;
  • AAAA: Ano de publicação da Resolução.

 

Nas Instruções Normativas, a epígrafe apresentará o seguinte formato:

INSTRUÇÃO NORMATIVA UNIDADE/UFJF Nº XX, DE DD DE MM DE AAAA

Onde:

  • UNIDADE: Unidade (Administrativa ou Acadêmica) emissora da Instrução Normativa;
  • XX: Número da Instrução Normativa, por Unidade emissora. Valor gerado automaticamente pelo SEI, em sequência contínua (isto é, o número da Instrução Normativa não será reiniciado a cada ano);
  • DD: Dia de publicação da Instrução Normativa;
  • MM: Mês de publicação da Instrução Normativa;
  • AAAA: Ano de publicação da Instrução Normativa.

 

Mudança 3: Os atos emitidos deverão estabelecer a data de vigência para produção de efeitos. Duas situações estão previstas:

  1. Atos normativos: se o ato for de natureza normativa (definição de regras quanto à determinada matéria), este deverá estabelecer uma data explícita para vigência e produção de efeitos. A definição da data de vigência do ato deve observar ambas as condições a seguir (salvo hipótese de urgência, nos termos da Resolução CGRC Nº 06/2022, Art. 2º, §1º):
    • sempre no primeiro dia útil do mês; e
    • no mínimo, uma semana após a data de sua publicação.
  2. Atos administrativos (não normativos): se o ato for de natureza administrativa (ato não normativo), como a instalação de comissão ou congênere, designação de membros para comissão, a vigência do ato pode ser de forma imediata, quando da sua publicação em Boletim Eletrônico Interno, conforme o disposto na Instrução Normativa CGRC/UFJF 02/2023.

 

Procedimentos gerais no SEI

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Com essas mudanças, de agora em diante, cada Unidade emissora deverá editar seus atos em suas respectivas mesas virtuais do SEI, em processos abertos exclusivamente para esse fim. Para cada espécie documental, há um Tipo de Processo SEI aplicável, a ser utilizado de acordo.

Os processos podem ser dos seguintes tipos:

    • LEGISLAÇÃO 02: Portarias: Tipo de Processo SEI para os atos normativos de Portarias em geral (normativas e administrativas), disponível para Unidades Acadêmicas e Administrativas (vide Seção Unidades Emissoras de Portarias), e Portarias de Atos de Pessoal (este último exclusivo para a PROGEPE);
    • LEGISLAÇÃO 03: Resolução: Tipo de Processo SEI para as Resoluções e Regimentos, disponível para as Unidades Acadêmicas e Administrativas (vide Unidades Emissoras de Resoluções);
    • LEGISLAÇÃO 06: Instrução Normativa: Tipo de Processo SEI para as Instruções Normativas, disponível de forma geral;
    • LEGISLAÇÃO 08: Portaria Conjunta: Tipo de Processo SEI para as Portarias Conjuntas, disponível para as Unidades Acadêmicas e Administrativas (vide Seção Unidades Emissoras de Portarias).

 

Os processos de atos institucionais devem ser iniciados na mesa virtual a cada começo de ano, referente ao ano de exercício. Esses processos NÃO deverão ser tramitados para qualquer outra mesa virtual do SEI, deverão permanecer na mesa virtual de origem.

Os atos referentes ao setor interno à determinada Unidade Acadêmica ou Administrativa (Gerências, Coordenações, Departamentos, Programas de Pós-Graduação, bem como Conselhos e Congregações da Unidade, etc.) deverão ser criados na mesa virtual do SEI referente à Unidade em questão. No documento SEI referente ao ato deverão constar as assinaturas da autoridade competente da Unidade e da chefia do setor envolvido.

As portarias conjuntas deverão ser criadas na mesa de uma das Unidades emissoras do ato. No documento SEI referente ao ato deverão constar as assinaturas das autoridades competentes de cada uma das Unidades em questão.

Em um novo ano de exercício, ao iniciar um processo para uma determinada espécie documental (portaria, resolução, instrução normativa, etc.), a Unidade emissora deverá concluir qualquer processo em aberto na mesa para a mesma espécie, referente a anos anteriores. Por exemplo, no caso de uma Unidade emissora de resoluções, ao iniciar um novo processo do tipo LEGISLAÇÃO 03: Resolução referente ao ano de 2023, a Unidade deverá concluir o processo do tipo LEGISLAÇÃO 03: Resolução referente ao ano de 2022.

Para possibilitar a recuperação de atos normativos emitidos em anos anteriores nesse novo modelo, recomenda-se a utilização dos recursos de Acompanhamento Especial e/ou Bloco Interno do SEI.

As Seções Unidades (Mesas SEI) emissoras de Portarias e Unidades (Mesas SEI) emissoras de Resoluções apresentam uma lista atualizada das mesas virtuais no SEI onde os processos de atos de portarias e resoluções, respectivamente, podem ser criados.

Mais informações:

 

Orientações complementares para edição no SEI

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Ao editar documentos de ato institucional (portaria, resolução, instrução normativa, etc.) no SEI, os seguintes cuidados devem ser tomados:

  • Minuta de documento: Evite inserir versões preliminares (minutas) dos documentos do ato institucional antes de o conteúdo correspondente estar revisado e aprovado, para que a data da assinatura eletrônica do documento no SEI não fique distante da data do ato a ser emitido. Ou seja, o documento deve ser inserido no SEI somente quando o seu texto estiver efetivamente pronto para assinatura;
  • Exclusão de documento no processo: Evite a exclusão de documentos no processo SEI, pois a numeração dos documentos de ato institucional (portarias, resoluções e instruções normativas, etc.) obedece a uma sequência automaticamente gerada pelo sistema. Além disso, excluir documentos fere o princípio da transparência. Se houver problema na criação do ato, cancele o documento motivando o cancelamento;
  • Nome da Unidade/Setor emissor no documento do ato: Informe na parte introdutória (preâmbulo) do documento a(s) Unidade(s) ou setor(es) específico(s) dentro da Unidade, a depender do caso, a que se refere o ato institucional.

 

Unidades (Mesas SEI) emissoras de Portarias

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O quadro a seguir apresenta a situação atual das Unidades emissoras de Portarias (exceto as Portarias de Atos de Pessoal, exclusivas para a PROGEPE), publicadas no âmbito de processo do tipo LEGISLAÇÃO 02: Portarias e LEGISLAÇÃO 08: Portaria Conjunta.

Legenda (coluna Tipo):

  • adm: Unidades Administrativas
  • acd: Unidades Acadêmicas
TipoMesa SEIDescriçãoObservação
admAUDINAuditoria InternaTramitação de processos e emissão de atos institucionais.
admCGRCComitê de Governança, Riscos e ControlesTramitação de processos e emissão de atos institucionais.
admDIAAFDiretoria de Ações AfirmativasTramitação de processos e emissão de atos institucionais.
admDICIDiretoria de Controle InstitucionalTramitação de processos e emissão de atos institucionais. Antiga mesa DIR-INTEGRIDADE.
admDIRGVDiretoria do Campus de Governador ValadaresTramitação de processos e emissão de atos institucionais. Antiga mesa DIR-CAMPUSGV.
admDRIDiretoria de Relações InternacionaisTramitação de processos e emissão de atos institucionais.
admDISUSPDiretoria de Sustentabilidade e PatrimônioExclusiva para a emissão de atos institucionais.
admGAB-REITORAtos Normativos do Gabinete do ReitorExclusiva para a emissão de atos institucionais.
admIMAGEMDiretoria de Imagem InstitucionalTramitação de processos e emissão de atos institucionais. Antiga mesa DIR-IMAGEM.
admOUVOuvidoriaTramitação de processos e emissão de atos institucionais. Antiga mesa OUVIDORIA
admPROAEPró-Reitoria de Assistência EstudantilExclusiva para a emissão de atos institucionais.
admPROCULTPró-Reitoria de CulturaExclusiva para a emissão de atos institucionais.
admPROEXPró-Reitoria de ExtensãoExclusiva para a emissão de atos institucionais.
admPROGEFIPró-Reitoria de Gestão e FinançasExclusiva para a emissão de atos institucionais.
admPROGEPEPró-Reitoria de Gestão de PessoasExclusiva para a emissão de atos institucionais.
admPROGRADPró-Reitoria de GraduaçãoExclusiva para a emissão de atos institucionais. Emite Portarias Conjuntas.
admPROINFRAPró-Reitoria de InfraestruturaExclusiva para a emissão de atos institucionais.
admPROINOVAPró-Reitoria de InovaçãoExclusiva para a emissão de atos institucionais.
admPROPPPró-Reitoria de Pós-Graduação e PesquisaExclusiva para a emissão de atos institucionais. Emite Portarias Conjuntas.
admPROPLANPró-Reitoria de PlanejamentoExclusiva para a emissão de atos institucionais.
admPROSDAVPró-Reitoria de Sistemas de Dados e AvaliaçãoExclusiva para a emissão de atos institucionais.
admSEC-GERALSecretaria Geral da UFJFTramitação de processos e emissão de atos institucionais. Antiga mesa SEC-GERAL-UFJF.
acdCAp-JOÃOXXIIIColégio de Aplicação João XXIIIExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa JOÃOXXIII.
acdFACCFaculdade de Administração e Ciências ContábeisExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-ADMINISTRAÇÃO-CONTÁBEIS.
acdFACEDFaculdade de EducaçãoExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-EDUCAÇÃO.
acdFACDIRFaculdade de DireitoExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-DIREITO.
acdFACENFFaculdade de EnfermagemExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-ENFERMAGEM.
acdFACENGFaculdade de EngenhariaExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-ENGENHARIA.
acdFACFISIOFaculdade de FisioterapiaExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-FISIOTERAPIA.
acdFACODONTOFaculdade de OdontologiaExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-ODONTO.
acdFACOMFaculdade de Comunicação SocialExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-COMUNICAÇÃO.
acdFAEFaculdade de EconomiaExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-ECONOMIA.
acdFAEFIDFaculdade de Educação Física e DesportosExclusiva para a emissão de atos institucionais.
acdFALEFaculdade de LetrasExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-LETRAS.
acdFAMEDFaculdade de MedicinaExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-MEDICINA.
acdFAUFaculdade de Arquitetura e UrbanismoExclusiva para a emissão de atos institucionais.
acdFFFaculdade de FarmáciaExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-FARMÁCIA.
acdFSSFaculdade de Serviço SocialExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-SERVIÇOSOCIAL.
acdIADInstituto de Artes e DesignExclusiva para a emissão de atos institucionais.
acdICBInstituto de Ciências BiológicasExclusiva para a emissão de atos institucionais.
acdICEInstituto de Ciências ExatasExclusiva para a emissão de atos institucionais.
acdICHInstituto de Ciências HumanasExclusiva para a emissão de atos institucionais.
acdICSA-GVInstituto de Ciências Sociais Aplicadas do Campus GVExclusiva para a emissão de atos institucionais.
acdICV-GVInstituto de Ciências da Vida do Campus GVExclusiva para a emissão de atos institucionais.

 

Unidades (Mesas SEI) emissoras de Resoluções

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O quadro a seguir apresenta a situação atual das Unidades emissoras de Resoluções, publicadas no âmbito de processo do tipo LEGISLAÇÃO 03: Resolução.

Legenda (coluna Tipo):

  • adm: Unidades Administrativas
  • acd: Unidades Acadêmicas
TipoMesa SEIDescriçãoObservação
acdCAp-JOÃOXXIIIColégio de Aplicação João XXIIIExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa JOÃOXXIII.
admCGDComitê de Governança DigitalTramitação de processos e emissão de atos institucionais.
admCGESTORGVConselho Gestor do Campus GVTramitação de processos e emissão de atos institucionais. Antiga mesa CAMPUSGV-CONGESTOR.
admCGRCComitê de Governança, Riscos e ControlesTramitação de processos e emissão de atos institucionais.
admCONEXCConselho Setorial de Extensão e CulturaTramitação de processos e emissão de atos institucionais.
admCONGRADConselho Setorial de GraduaçãoTramitação de processos e emissão de atos institucionais.
admCONSUConselho SuperiorPublicação de documentos internos sem tramitação (p. ex., atas de reunião) e emissão de atos institucionais.
admCSPPConselho Setorial de Pós-Graduação e PesquisaTramitação de processos e emissão de atos institucionais.
acdCTPGDComitê Técnico do Programa de Gestão e DesempenhoTramitação de processos e emissão de atos institucionais.
acdFACCFaculdade de Administração e Ciências ContábeisExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-ADMINISTRAÇÃO-CONTÁBEIS.
acdFACDIRFaculdade de DireitoExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-DIREITO.
acdFACEDFaculdade de EducaçãoExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-EDUCAÇÃO.
acdFACENFFaculdade de EnfermagemExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-ENFERMAGEM.
acdFACENGFaculdade de EngenhariaExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-ENGENHARIA.
acdFACFISIOFaculdade de FisioterapiaExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-FISIOTERAPIA.
acdFACODONTOFaculdade de OdontologiaExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-ODONTO.
acdFACOMFaculdade de Comunicação SocialExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-COMUNICAÇÃO.
acdFAEFaculdade de EconomiaExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-ECONOMIA.
acdFAEFIDFaculdade de Educação Física e DesportosExclusiva para a emissão de atos institucionais.
acdFALEFaculdade de LetrasExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-LETRAS.
acdFAMEDFaculdade de MedicinaExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-MEDICINA.
acdFAUFaculdade de Arquitetura e UrbanismoExclusiva para a emissão de atos institucionais.
acdFFFaculdade de FarmáciaExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-Farmácia.
acdFSSFaculdade de Serviço SocialExclusiva para a emissão de atos institucionais. Antiga mesa FAC-SERVIÇOSOCIAL.
acdIADInstituto de Artes e DesignTramitação de processos e emissão de atos institucionais.
acdICBInstituto de Ciências BiológicasExclusiva para a emissão de atos institucionais.
acdICEInstituto de Ciências ExatasExclusiva para a emissão de atos institucionais.
acdICHInstituto de Ciências HumanasExclusiva para a emissão de atos institucionais.
acdICSA-GVInstituto de Ciências Sociais Aplicadas do Campus GVExclusiva para a emissão de atos institucionais.
acdICV-GVInstituto de Ciências da Vida do Campus GVExclusiva para a emissão de atos institucionais.
admPROCULTPró-Reitoria de CulturaExclusiva para a emissão de atos institucionais. Emissão de Resolução prevista para os conselhos internos dos órgãos suplementares (Cine-Theatro Central, MAMM, etc.).

 

Outras Mudanças

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Tipos de Processo

Tipos de Processo do SEI renomeados e, adicionalmente, desativados para a abertura de novos processos de atos institucionais, estando somente disponíveis como filtro de consulta para a recuperação de atos já emitidos no sistema:

  • LEGISLAÇÃO 01: Portaria de Unidades Acadêmicas: Renomeado para LEGISLAÇÃO 01: Portaria de Unidades Acadêmicas (ANTIGO);
  • LEGISLAÇÃO 05: Portarias do Consu: Renomeado para LEGISLAÇÃO 05: Portaria do Consu (ANTIGO);
  • LEGISLAÇÃO 07: Regimento: Renomeado para LEGISLAÇÃO 07: Regimento (ANTIGO).

 

Tipos de Documento

Tipos de Documento do SEI renomeados e, adicionalmente, desativados para a criação de novos documentos de atos institucionais, estando somente disponíveis como filtro de consulta para a recuperação de atos já emitidos no sistema:

  • LEGISLAÇÃO 01: Portaria de Unidades Acadêmicas: Renomeado para LEGISLAÇÃO 01: Portarias Unid Acadêmicas (ANTIGO);
  • LEGISLAÇÃO 05: Portarias do Consu: Renomeado para LEGISLAÇÃO 05: Portaria do Consu (ANTIGO);
  • LEGISLAÇÃO 07: Regimento: Renomeado para LEGISLAÇÃO 07: Regimento (ANTIGO).

 

Tipo de Documento do SEI renomeado e ainda ativo:

  • LEGISLAÇÃO 02: Portarias Administrativas: Renomeado para LEGISLAÇÃO 02: Portarias.

 

Tipo de Documento do SEI novo:

  • LEGISLAÇÃO 02.1: Portarias de Atos de Pessoal.

 

POPs

Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) descontinuados:

  • POP PRT – 01 – Inclusão de portarias em processo (Unidades Acadêmicas)
  • POP PRT – 02 – Inclusão de portarias em processo (Unidades Administrativas)

 

Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) novos: vide site do SEI, página POPs > Legislação (abre em nova aba).

 

Legislação

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Decretos:

 

Resoluções:

 

Instruções Normativas: