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Perfil socioeconômico da Pós-graduação, foi prorrogado o prazo!!

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) prorrogou o prazo para todos (as) os (as) discentes de mestrado e doutorado preencherem o questionário sobre o perfil socioeconômico dos alunos de Pós-Graduação. A pesquisa é simples e rápida, e leva cerca de 10 minutos para ser concluída. O objetivo é subsidiar o desenho de políticas de acolhimento e permanência para melhor atender a comunidade estudantil. O preenchimento pode ser feito até o dia 31 de março, diretamente via SIGA (Eventos > acessar eventos > Informações Socioeconômicas – Alunos de Pós-graduação Stricto Sensu da UFJF).

O preenchimento deve ser feito por todos (as). Participe e ajude a construir uma Pós-graduação mais inclusiva!

Programa de apoio

A Pós-graduação não possui, hoje, um programa de apoio aos seus discentes, tal como o ensino de graduação, por meio do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Há poucos anos, a pós-graduação era acessada somente por um grupo minoritário de pessoas, geralmente provenientes dos extratos mais altos da sociedade brasileira. Refletia, mais ostensivamente, o elitismo do próprio acesso às universidades públicas.

No entanto, com a política de ingresso à graduação pelo sistema de cotas já alcançando seu décimo ano no país (e, na UFJF, desde 2004), o ingresso na Pós-graduação passou a receber alunos dos mais diversos extratos da sociedade brasileira. A mudança ainda lenta desse perfil conjugou-se à luta pela expansão das políticas de ações afirmativas na Pós-graduação.

Em nossa universidade, a comunidade acadêmica optou por uma robusta política, com um dos percentuais mais altos de total de vagas ofertadas às Ações Afirmativas: 50% (resolução 67/2021-Consu). Para além dos enormes benefícios das políticas de inclusão social, diversidade das pesquisas, vivências acadêmicas e retornos à sociedade brasileira, tornou-se imperioso construir políticas de acolhimento e permanência de nossos discentes. Somado a essa justificativa, é importante atentar para o fato de que a  situação de vulnerabilidade pode se estender para além daqueles beneficiados pela política de cotas. Precisamos, antes de qualquer desenho, conhecer nossos alunos e desenvolver uma política específica. Este é o objetivo deste censo, destinado ao preenchimento de todos os discentes.