Publicação traz destaques das ações de 2025, depoimentos do PPEA e balanço de projeto itinerante
A Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (COSSBE/UFJF) lançou a edição de dezembro do informativo Saúde em Dia, trazendo uma linha do tempo com os principais marcos das iniciativas realizadas ao longo do ano, assim como depoimentos marcantes.
O destaque desta edição é o balanço do projeto-piloto COSSBE Itinerante, que encerrou suas atividades na Coordenação de Vigilância da PROINFRA com retorno positivo dos servidores e da equipe técnica. Voltado à escuta, ao acolhimento e à promoção da saúde, o projeto fortaleceu vínculos institucionais e ampliou o acesso às orientações em saúde no ambiente de trabalho. Para a médica perita Karina Meirelles, a iniciativa cumpriu seu propósito ao promover autocuidado e criar espaços de confiança entre servidores e equipe especializada. “Os servidores se sentiram ouvidos e valorizados, o que melhora o clima organizacional e a adesão a futuras ações da COSSBE.”
A nova edição também apresenta uma retrospectiva das ações da COSSBE em 2025, reunindo marcos como o Programa de Gerenciamento de Riscos e a divulgação da Cartilha de Saúde e Segurança do Trabalho.
Foi encerrado mais um ciclo de formação do Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria (PPEA 2025), reunindo depoimentos de servidores, docentes e profissionais envolvidos. As falas revelam aprendizados, desafios e a importância do cuidado integral durante o processo de transição para a aposentadoria — desde aspectos emocionais até organização financeira e construção de novos projetos de vida.
A edição completa está disponível na página da PROGEPE.
