Fechar menu lateral

Saúde em tempos de coronavírus

Com o avanço do novo Coronavírus e as medidas de controle adotadas para frear a velocidade de sua propagação, muitos se encontram em novas experiências que incluem: o isolamento social, o revezamento nos locais de trabalho, o trabalho remoto e o aumento do fluxo de trabalho.

O momento atípico que está sendo vivenciado traz impactos na saúde mental, por meio da vivência de sentimentos como medo, angústia, ansiedade e impotência; nos hábitos alimentares, mediante a adoção de novos costumes de higienização, preparo e nova rotina de compras, que demanda maior planejamento; nas formas de trabalhar, pela instituição do trabalho remoto; entre outros.

Dessa forma, a Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar (COSSBE/SIASS) vem elaborando materiais educativos e informativos, em formato de textos e vídeos, abordando os aspectos da rotina que estão sendo impactados pela pandemia, visando a partir das informações referenciadas, trazer orientações relevantes para enfrentamento desse período.

Inicialmente foram produzidas cartilhas em forma de texto, disponibilizadas pelo e-mail dos servidores da UFJF e dos Órgãos Partícipes da COSSBE/SIASS. E agora, com vistas a beneficiar maior número de pessoas, considerando que toda comunidade está sob os efeitos da pandemia, o material passou a ser feito em forma de vídeo, disponibilizado no site da UFJF nos links descritos a seguir.

Episódio 1 – Saúde Mental: https://www2.ufjf.br/noticias/2020/05/05/cartilha-em-video-traz-dicas-sobre-saude-mental-durante-pandemia/ (abre em nova janela)

Episódio 2 – Alimentação: https://www2.ufjf.br/noticias/2020/05/18/video-aborda-alimentacao-em-tempos-de-pandemia/ (abre em nova janela)

Em breve serão produzidos mais episódios e bastará ir ao portal da UFJF (www.ufjf.br), na aba notícias, para acessá-los.

Conheçam também os canais do vinculados às ações da COSSBE/SIASS:

Projeto de Ginástica Laboral
https://www.youtube.com/channel/UC_6K-xsllxeg4cS6ck6owzg (abre em nova janela)

 

Yoga e Saúde UFJF:
https://www.youtube.com/channel/UCKbw5W9qs728K_kUIXHwMFg (abre em nova janela)

A equipe da COOSBE/SIASS tem trabalhado para apoiá-los nesse momento de grandes desafios. Enfrentaremos esse tempo com consciência, inteligência e empatia!! Lembre-se que essa é uma condição transitória!!