Já está no ar o segundo vídeo da série sobre autocuidados para proteção da saúde em tempos de pandemia. Desta vez, a abordagem é sobre alimentação. A série integra uma cartilha desenvolvida pela Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar e pelo Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Cossbe/Siass), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Cartilha traz perspectiva dos novos hábitos alimentares, costumes de higienização e preparo dos alimentos, além de dicas de compras e sobre o que deve ser priorizado (Foto: Caique Cahon/UFJF)

De acordo com a coordenadora da Cossbe, Renata Oliveira, a pandemia faz com que tudo precise ser repensado e adaptado à nova rotina. “A alimentação saudável é indispensável para manter a saúde em dia. Dentro deste cenário de isolamento social, a cartilha traz a perspectiva dos novos hábitos alimentares, costumes de higienização e preparo dos alimentos, fala sobe a nova rotina de compras e o que deve ser priorizado.” 

Já a psicóloga da Cossbe, Leandra Duarte, explica que “o vídeo traz algumas orientações importantes, por exemplo, em relação à adoção da lista de compras, que agiliza a ida ao mercado, otimizando o tempo e proporcionando uma compra consciente”.

Composta por uma equipe multiprofissional (Psicologia, Enfermagem e Assistência Social), o grupo contou, para este tema, com a colaboração técnica do Departamento de Nutrição da UFJF. “É uma construção em equipe. O processo se divide em leituras, produção de textos , revisão, ilustração e produção do vídeo. No contexto atual, é preciso se reinventar também enquanto profissional. Essa foi a forma que nós encontramos”, explica Leandra.

Confira o vídeo.

Outras informações
siass@ufjf.edu.br