Conteúdos abordam aspectos presentes no dia a dia e seus aspectos durante o isolamento social (Imagem: Tumisu/Pixabay)

A Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-estar e o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Cossbe/Siass) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) elaboraram uma série de vídeos sobre autocuidados para proteção da saúde em tempos de pandemia. Como forma de orientar os profissionais da instituição e atingir a comunidade, os conteúdos abordam aspectos presentes no dia a dia e seus impactos durante o isolamento social.

A psicóloga da Cossbe, Leandra Duarte, explica que inicialmente o material era enviado por e-mail aos trabalhadores do setor através de cartilhas. “A equipe da Cossbe/Siass elaborou duas cartilhas com informações sobre bem-estar, saúde e trabalho. Depois vimos a necessidade de aprofundar o tema de forma mais dinâmica para atingir um maior número de indivíduos e assim beneficiar mais pessoas”.

O primeiro vídeo traz como foco a saúde mental. Leandra destaca a importância de divulgar informações sobre o tema. “A saúde mental é, de longa data, a preocupação da Cossbe/Siass, sendo a principal causa das licenças por motivo de saúde. Com todas as incertezas e inseguranças que nos rondam, agravadas pelo isolamento social, há um aumento nos sintomas de ansiedade, angústia, pânico e depressão. A ideia da série é trabalhar pontos das cartilhas anteriores de forma mais detalhada, e a expectativa é fazermos um tema por semana, mas o momento atual exige plasticidade e adaptação.”

Outras informações
siass@ufjf.edu.br