Fechar menu lateral

Museu de Arte Murilo Mendes – MAMM

A imagem mostra a ampla fachada de vidro e linhas modernas do prédio do Museu de Arte Murilo Mendes. A área externa também apresenta um extenso gramado e algumas árvores.

MAMM

Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) é órgão suplementar vinculado à Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora, cadastrado no Sistema Brasileiro de Museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

A origem do MAMM é o Centro de Estudos Murilo Mendes, que funcionou de 1994 a 2005 nas antigas instalações da Faculdade de Filosofia e Letras (Fafile). Em 2005, uma ampla reforma no prédio da antiga Reitoria, na Rua Benjamin Constant, dotou o local de condições técnicas adequadas para a preservação e divulgação dos acervos do poeta até então alocados no CEMM.

 

Hoje, além da biblioteca, da coleção de artes visuais, dos documentos e objetos pessoais de Murilo Mendes, o MAMM abriga outras quatro bibliotecas – incluindo as que pertenceram ao engenheiro Arthur Arcuri, ao artista plástico João Guimarães Vieira, o Guima, e à escritora Cleonice Rainho – e os acervos dos escritores Gilberto e Cosette de Alencar e do jornalista e historiador Dormevilly Nóbrega.

 

Reconhecimento

Imagem do selo "Museu Registrado". Em 2018, o Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus, reconheceu o Museu de Arte Murilo Mendes, a partir dos critérios estabelecidos no artigo primeiro do Estatuto de Museus, Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009.

O MAMM recebeu o selo “Museu Certificado”. Este documento atesta que esta instituição contribui para o desenvolvimento e monitoramento da Política Nacional de Museus.

 

 

O MAMM tem por missão desenvolver estudos e ações científico-culturais relacionados ao acervo de Murilo Mendes, contribuindo para o ensino, a pesquisa e a extensão. Além disso, são seus objetivos:

I – preservar, conservar e divulgar os acervos bibliográfico, documental e de artes visuais alocados na instituição;

II – promover intercâmbio entre instituições congêneres no âmbito de sua missão; publicar as produções resultantes de pesquisas e projetos culturais;

III – incentivar ações no campo da literatura e artes visuais;

IV – estabelecer políticas de aquisição de acervos representativos da memória literária e artística de Juiz de Fora e região.

 

Telefone: (32) 3229-9070
Site: www.museudeartemurilomendes.com.br