Fechar menu lateral

Cine-Theatro Central

A imagem apresenta a visão geral do Cine-Theatro Central observada do ponto de vista do palco. São exibidos os assentos de cor vinho da plateia do primeiro andar, do balcão nobre, do camarote e os da galeria. Também aparece grande parte do teto pintado por Ângelo Bigi com representação da antiguidade clássica com cenas de ninfas e faunos em jardins românticos e paradisíacos.

Plateia e pintura artística.

 

Um dos principais bens do patrimônio cultural de Juiz de Fora e tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Cine-Theatro Central foi adquirido pela UFJF em 1994, restaurado e reinaugurado em 1996. Com capacidade para 1.851 lugares, o Central combina características clássicas, em seu interior, e influências eclética e art déco na fachada. Erguido pela Companhia Industrial e Construtora Pantaleone Arcuri e inaugurado em 30 de março de 1929, o teatro foi projetado para apresentações cênicas, óperas, orquestras e balé e integrou o circuito comercial de cinema até o início da década de 1990 como uma das principais salas de projeção da cidade.

Desde 2006, o Cine-Theatro Central vincula-se à Pró-Reitoria de Cultura, que desenvolve uma política de democratização do acesso ao espaço através do Projeto Luz da Terra, voltado para a valorização de produtores locais, e do Projeto Visita Guiada, para que o público tenha a oportunidade de conhecer sua história e beleza arquitetônica e artística. A gestão e o funcionamento do cine-teatro observam os seguintes valores e objetivos:

I – proporcionar o exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes de cultura, apoiando e incentivando a valorização e a difusão das manifestações culturais e o patrimônio cultural: as formas de expressão, os modos de criar, fazer e viver, as criações científicas, as artísticas e tecnológicas, as obras, os documentos e demais objetos culturais;

II – promover, o quanto possível, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, enquanto princípio regente da instituição universitária;

III – viabilizar a captação de recursos públicos e privados, destinados em prol do próprio Cine-Theatro Central da UFJF, e a obtenção de incentivos para a produção, o conhecimento e a difusão de bens e valores culturais.

Telefones:

Bilheteria: (32) 3215-1400

Administração: (32) 3231-4051

Site: www.theatrocentral.com.br (abre em nova janela)

Confira algumas imagens do Cine-Theatro Central