Cine-Theatro Central inaugura decoração de Natal
com show dos Beatles Forever no dia 7
Inauguração das Luzes de Natal no Central em 2008
O espírito de paz e fraternidade das festas de final de ano é reverenciado pelo Cine-Theatro Central, que inaugura sua decoração de Natal nesta terça-feira, 7 de dezembro, às 20 horas, com show do grupo juiz-forano Beatles Forever. Aberto à comunidade, o espetáculo adiciona cerca de 20 mil luzes à fachada do histórico edifício, coroando uma parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que acontece pelo quarto ano consecutivo.
A decoração da fachada do Cine-Theatro Central para o Natal 2010 vem sendo planejada há seis meses e conta com arabescos de estrelas-guia nas proporções de 2,50m de largura por 1,15m de altura colocados nos parapeitos; guirlandas de 2 metros coroando o alto das pilastras, além de uma série de figuras do Papai Noel, com 1,70m de altura, nas janelas frontais do edifício. Paredes e portais também recebem adornos. As cores predominantes para este ano são o verde e o vermelho, mesclados ao contorno tradicional de luzes brancas.
À cargo do gerente de paisagismo e oficinas da Pró-Reitoria de Infraestrutura da UFJF, Reinaldo Chagas, o projeto de decoração envolve uma equipe de aproximadamente 30 profissionais. Ele lembra que há detalhes fundamentais a serem observados por se tratar de um prédio tombado em função de sua importância histórica e arquitetônica. “A amarração dos ornamentos é um dos cuidados especiais”, exemplifica, uma vez que não é possível a utilização de pregos ou materiais convencionais, pois é preciso preservar a integralidade do imóvel.
A parceria
O assessor de Imagem e Comunicação da Cemig na região da Mantiqueira, Celso Noronha, ressalta a importância de um ícone cultural como o Cine-Theatro Central fazer parte de um projeto maior da companhia, já com dez anos, o Natal de Minas, que contempla um total de 50 municípios em parceria com as respectivas prefeituras. Este ano, aproximadamente 150 mil lâmpadas fazem brilhar praças, monumentos e prédios históricos das Gerais. “Um detalhe importante é Juiz de Fora ser a única cidade mineira em que uma universidade participa do projeto, parceria que vem sendo desenvolvida com sucesso desde 2007”, ressalta.
Para fazer o trabalho de iluminação, a Cemig conta com uma equipe de dez profissionais gabaritados para lidar com prédios históricos. “Trata-se de uma mão de obra especializada, portanto mais cara, que está habituada a lidar com as demandas do patrimônio público tombado, sem conflito de interesses”, observa, acrescentando que, em Juiz de Fora, o outro prédio a receber as luzes do projeto Natal de Minas é o Castelinho da Cemig. O Parque Halfeld também será contemplado.
O show
Estusiasmado em participar da inauguração, em que a UFJF brinda a comunidade universitária e em geral com um espetáculo gratuito, o empresário e integrante da banda Beatles Forever, Francisco Bustamante, destaca a importância de o Cine-Theatro Central abrigar essa iniciativa. “O grupo tem tradicionalmente feito concertos de Natal na cidade, sempre com grande receptividade de público, mas no Cine-Theatro Central é sempre especial, como se fosse a nossa primeira vez”, observa, prevendo uma apresentação marcante para a comunidade. “É emocionante tocar em um espaço tão belo, tradicional e cheio de histórias.”
Criada em 1981, a partir de um convite da antiga rádio PRB-3, a banda não parou mais, levando ao público as canções dos quatro de Liverpool. Um momento inesquecível para o grupo foi o primeiro Festival de Rock de Juiz de Fora, que preparou o caminho para o sucesso. A atual formação traz Francisco Bustamante fazendo as vezes de Paul McCartney; Antônio Carlos Rezende, de John Lennon; Geranésio Aversa como George Harrison, e Gerson Faria, Ringo Starr. “Também contamos com Walter Sandro nos teclados”, fazem questão de acrescentar.
Pautados nos grandes clássicos da banda inglesa The Beatles, os juiz-foranos vão incluir músicas como Let it be, Hey Jude, Help, She loves you, Yesterday e Twist and shaw, pérolas das coletâneas contidas no álbum “Vermelho” com canções de 1962 a 1966, e no “Azul”, abrangendo o período entre 1967 e 1970. “Faremos um show mais popular, com as composições mais famosas”, observa Francisco Bustamante, que confessa ter um repertório menos conhecido destinado aos beatlemaníacos. “Os pedidos estão sempre chegando pelo site da banda e nos shows ao vivo”, comemora.
Serviço
Decoração de Natal do Cine-Theatro Central
Praça João Pessoa, s/n
Show com Beatles Forever
Dia 7 de dezembro, às 20 horas
Aberto à comunidade