A Associação Alemã da cidade e o Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling recebem grupos de dança internacionais para uma apresentação no dia 16 de julho, a partir das 20h, no Cine-Theatro Central. O evento faz parte das comemorações do bicentenário 1824-2024 da presença alemã no Brasil.
Os grupos Zbigniew Łukaszewski, Zespół Pieśni i Tańca Ziemi Goleniowskiej “Ina” de Goleniów, da Polónia, e Ihna Erlangen, da Alemanha vão se revezar no palco do Central. “Receber esses grupos e promover esse reencontro é festejar laços que nunca foram interrompidos e que serão renovados e compartilhados com toda a nossa cidade”, destaca o produtor do evento Salcio Del Duca.
Há quase 200 anos, os imigrantes germânicos foram acolhidos em Juiz de Fora, com sua cultura, hábitos e costumes que se adaptaram à região, mas sem perder suas raízes. Em 1858, com o estabelecimento da Colônia Alemã Dom Pedro II, fundada por Mariano Procópio, o município recebeu 1.200 imigrantes germânicos, oriundos de cidades e estados que hoje fazem parte da Alemanha, da Áustria e de outras regiões de língua alemã. Atualmente Juiz de Fora tem aproximadamente 50 mil descendentes de imigrantes germânicos.
“Komm zum Deutschen Juiz de Fora! (tradução: Venha para Juiz de Fora Alemã!)”, convida o produtor do evento.