Fechar menu lateral

MAMM é o museu brasileiro com maior engajamento na MuseumWeek

 

O Museu de Arte Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora (MAMM-UFJF) foi o museu brasileiro com maior engajamento durante a MuseumWeek 2023, evento anual internacional realizado em parceria com a UNESCO. A instituição ocupou a 49ª posição do
ranking mundial da categoria que engloba galerias, bibliotecas, arquivos, museus e artistas, sendo a entidade brasileira mais bem colocada.

Os dados são do relatório publicado pela comunidade internacional de trabalhadores de museus, artistas e criadores digitais que organiza o evento. A partir do monitoramento das hashtags oficiais da MuseumWeek 2023, a organização listou os principais influenciadores que participaram das atividades propostas. Para calcular o engajamento de cada instituição, a MuseumWeek mediu os indicadores-chave de desempenho (KPI) dos participantes em cada rede social e, em seguida, os somou.

Fachada do Museu de Arte Murilo Mendes - MAMM

O primeiro colocado do ranking foi o Castelo de Chambord (França), seguido pelo Regimento dos Granadeiros Montados (Argentina) e o Museu e Memorial de Auschwitz-Birkenau (Polônia). A lista ainda conta com instituições como o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires (10º, Argentina), o Museu Egípcio (41º, Egito), o Museu Britânico (48º, Reino Unido), a Fundação Joan Miró (82º, Espanha) e a UNESCO (106º).

Dentre as instituições brasileiras estão Museu do Ingá (53º), o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (58º), o Museu Catavento (78º), o Parque Histórico de Carambeí (103º) e o Museu do Diamante (158º).

O superintendente do MAMM, Aloisio Castro, destaca que o museu recebeu a notícia com grande entusiasmo: “Trata-se de um excepcional e notório reconhecimento da atuação da missão museológica de preservação, pesquisa e difusão do MAMM no cenário museológico nacional. Estamos felizes e celebrando a importância dessa significativa conquista em nossa história institucional que, por meio das redes sociais, conecta nosso museu com a comunidade global”, conclui.

 

Clique aqui e confira o ranking completo da categoria.

 

Logo da Museum WeekSobre a Museum Week

A MuseumWeek é um evento virtual que acontece anualmente com o intuito de promover museus e instituições culturais ao redor do mundo. Durante o evento, as entidades participantes compartilham conteúdos temáticos em suas redes sociais e organizam eventos especiais em seus espaços.

A MuseumWeek foi realizada pela primeira vez em 2014 e acontece todos os anos desde então. O MAMM-UFJF participa do evento desde 2019 e todos os conteúdos publicados durante os eventos podem ser conferidos no Instagram e Facebook do museu.

 

Outras informações: producao.mamm@ufjf.br e (32) 2102-3583