Vinte e oito artistas tiveram seus trabalhos selecionados pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF para a mostra Renda-se como eu me rendi – 100 anos de Clarice, uma homenagem ao centenário de nascimento de uma das maiores escritoras brasileiras, celebrado em dezembro de 2020.
A proposta da exposição é buscar na obra de Clarice Lispector substância poética para a produção de arte visual. A chamada pública determinava que os artistas inscritos deveriam produzir, com exclusividade para a mostra, uma obra a partir de um fragmento literário da prosa clariceana.
Esse diálogo com o texto literário foi aberto a todas as linguagens e técnicas artísticas. Dentre os trabalhos selecionados há fotografias, óleos sobre tela, colagens digitais, desenhos, ilustração, escultura em arame galvanizado, mosaico, cerâmica e até bordado em lixo têxtil.
A exposição será montada na galeria Espaço Reitoria, localizada no Campus da UFJF, porém, excepcionalmente, em função da pandemia de COVID-19, não será permitida a sua visitação física. O público terá a oportunidade de conferir a mostra de forma remota através das plataformas virtuais da Procult.
Confira a lista de artistas selecionados:
Abigail Guedes
Aline Barbosa
Aline Dornelas
Cendretti
Chintia Pucci Lopes
Dante Barbosa Guimarães
Day Lula
Hannah Fagundes
Izabel Mano
Julia Vitral
Lucas Almajíd
Luiza Paletta
Marcelo Neves
Márcia Marques de Almeida
Marcos Nunes Ferrarezi
Paloma Miranda
Paola Sayão
Pedro Hugo Vilanova
Petrillo
Ramon Brandão
Regina Paletta
Rodrigo Durço
Ronald Polito
Sêmea Kemil
Tarsila Palmieri
Thiago Berzoini
Vanessa de Oliveira Melo
Wesley Rocher
Outras informações:
Pró-reitoria de Cultura – cultura.ufjf@gmail.com