Fechar menu lateral

Pró-reitoria de Cultura oferece 101 vagas em novo edital de bolsas de iniciação artística

 

A Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (Procult/UFJF) está com inscrições abertas para a edição 2023-2024 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística (Pibiart). O programa busca incentivar e apoiar as atividades artísticas desenvolvidas no âmbito da UFJF e promover a qualificação de graduandos na área artístico-cultural. 

 

Destinadas a estudantes de todos os cursos de graduação do campus sede, as 101 vagas para bolsistas estão distribuídas entre as três modalidades do programa: Projetos Artístico-Culturais (PAC), Grupos Artísticos (GA) e Mediação Artística (MA), sendo esta última dividida em Mediação Artística em Artes, Mediação Artística em Música e Mediação Artística Procult.  As inscrições podem ser feitas através do site da Procult

 

Os interessados na modalidade “Projetos Artístico-Culturais” deverão apresentar um projeto, entendido como uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. Os bolsistas selecionados deverão também desenvolver, no mínimo, uma oficina durante a vigência da bolsa. Os projetos desta modalidade são propostos pelos estudantes, mediante concordância de, pelo menos, um orientador, que pode ser professor ou técnico-administrativo em educação (TAE) da UFJF. 

 

arte de divulgação: inscrições abertas para o edital 2023-2024 do Pibiart.

 

 

Na modalidade “Mediação Artística”, os projetos devem possuir cunho educativo-cultural visando a iniciação artística da comunidade acadêmica e externa no âmbito dos aparelhos de cultura vinculados à Procult. Para a “Mediação Artística em Artes” serão concedidas bolsas a partir da apresentação de projetos pelos estudantes sob orientação de, no mínimo, um professor ou TAE da UFJF. Já os projetos de “Mediação Artística em Música” e “Mediação Artística Procult” deverão ser apresentados pelos respectivos coordenadores.

 

As bolsas da modalidade “Grupos Artísticos” são destinadas aos grupos artísticos da comunidade acadêmica, vinculados ou não à Pró-reitoria de Cultura, com mais de um ano de funcionamento comprovado. Os projetos desta modalidade também são submetidos pelos respectivos coordenadores (professores ou TAEs).

 

O Edital completo, com o número de vagas destinadas a cada modalidade, pode ser acessado aqui

 

 

Confira o calendário da seleção:

 

Inscrições 1 a 16 de julho de 2023 
Avaliação pela comissão 17 a 28 de julho de 2023
Divulgação do resultado preliminar 31 de julho de 2023 
Interposição de recursos 01 a 03 de agosto de 2023 
Divulgação do resultado final 04 de agosto de 2023 
Entrega do termo de compromisso dos bolsistas nas modalidades Projeto Artístico Cultural e Mediação Artística em Artes.

Período de seleção de bolsistas e entrega da documentação para as modalidades Grupos Artísticos, Mediação Artística Procult e Mediação Artística em Música.

04 a 15 de agosto de 2023 

 

Outras informações: pibiart.ufjf@gmail.com