Fechar menu lateral

Curso prepara novos integrantes para o Coral Pró-Música/UFJF

 

No momento em que o Coral Pró-Música/UFJF completa meio século de existência, o maestro Victor Cassemiro programa um curso preparatório de canto coral para pessoas interessadas em integrar o grupo. Para se inscrever, é preciso ter mais de 16 anos, sendo que não é exigida qualquer experiência na área. As aulas acontecem do dia 28 de fevereiro ao dia 3 de março, sempre às 18 horas, na sede do Centro Cultural Pró-Música/UFJF, na Avenida Barão do Rio Branco, 2329. Para o último dia, está previsto um teste vocal com todos os participantes, no intuito de selecionar os novos integrantes do coro. As inscrições já podem ser realizadas pelo e-mail grupos.promusica@ufjf.br até o próximo dia 27, sendo necessário conter, no corpo da mensagem, nome completo, data de nascimento, RG e telefone para contato.

 

O regente ressalta a importância desses 50 anos de existência do Coral Pró-Música, 12 dos quais sob a égide da Universidade Federal de Juiz de Fora, com ênfase em um trabalho ininterrupto, com intensa atividade na cidade, chegando a extrapolar as fronteiras locais. Ele adianta que estão em andamento os preparativos para um grande concerto de comemoração, que está sendo estudado com muito entusiasmo. “Quanto ao curso, temos a ressaltar que a ideia surgiu com a intenção de ajudar pessoas que queiram cantar a ingressar no grupo já com uma noção de como funciona um coral. Nele, apresentaremos noções básicas de fisiologia vocal e cuidados com a voz, treinamento de técnica vocal e respiração, além de aprendizado de repertório”, informa.

 

Coral Pró-Música. (Foto: Fernando Itaborahy)

Coral Pró-Música. (Foto: Fernando Itaborahy)

 

 

Primeiro grupo estável do Centro Cultural Pró-Música, formado em 1973, o Coral Pró-Música tem participado da vida da cidade desde então, com apresentações em eventos culturais, se destacando em festivais e encontros de corais no Brasil e no exterior. Sua trajetória, iniciada sob a batuta de Maria Aparecida Costa e Cyrillo Mendes, tem sido marcada por regentes de renome, como Oscar Zander, Leonardo Bruno e Afranio Lacerda, contando ainda com a expertise de André Pires, Willian Palhares e Domício Procópio. Desde 2015, encontra-se sob a regência de Cassemiro, que é também responsável pela Orquestra Sinfônica Pró-Música.

 

O Coral Pró-Música conta com sete CDs gravados durante as edições do Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, sendo que realizou incontáveis concertos em Juiz de Fora e região, e em importantes espaços nacionais, como a Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro. Entre as principais apresentações, destacam-se a as solenidades do bicentenário de morte de Tiradentes; a celebração dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, em Porto Seguro, com patrocínio do Ministério da Cultura; o sesquicentenário de Juiz de Fora, com apresentação do Te Deum, de Villani-Côrtes, regido pelo autor; e a solenidade de restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes, a convite da Fundação Roberto Marinho.