Procult divulga resultados do Pibiart em nova edição da revista BIA

A Pró-reitoria de Cultura lançou a nova edição da BIA, a revista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística, com os resultados dos projetos desenvolvidos no período de 1º de setembro de 2021 a 31 de agosto de 2022. A publicação virtual, disponível no site da Procult, tem por objetivo divulgar as realizações do Pibiart, apresentando as ações e pesquisas realizadas pelos bolsistas do Programa.

Alunos de diversos cursos de graduação na UFJF participaram desta edição do Pibiart, atuando nas modalidades Projeto Artístico-Cultural, Mediação Artística e Grupo Artístico, sob a orientação de professores ou técnico-administrativos em educação. Foram oferecidas 70 bolsas, distribuídas entre 46 projetos aprovados no edital de seleção. A BIA apresenta em destaque os projetos mais relevantes, mas também registra todas as ações desenvolvidas no Programa, para que o público leitor tenha a oportunidade de conhecer todos os trabalhos realizados.

Imagem de divulgação da terceira edição da revista Bia.

Em função da persistência da pandemia de Covid-19, que, apesar do avanço da vacinação no país, não permitiu abrir mão de todas as medidas restritivas, o trabalho remoto ainda marcou a última edição do Pibiart, inclusive porque as aulas presenciais na UFJF só retornaram em 18 de abril de 2022 – já na metade do período de desenvolvimento do Programa. Por essa razão, muitas oficinas e atividades oferecidas pelos projetos aconteceram virtualmente.

Além disso, a edição sofreu com os cortes orçamentários nas instituições de ensino superior, que afetaram diversos programas na UFJF e implicaram cortes no número de bolsas distribuídas. Apesar disso, a leitura de BIA permite constatar a amplitude alcançada pelo Programa e sua importância na iniciação artística e na complementação da formação acadêmica dos graduandos participantes.

Além do lançamento da revista, que pode ser consultada em …., a Procult está disponibilizando em seu canal do YouTube os vídeos em que os bolsistas relatam a experiência de atuar como bolsista no Pibiart. Atualmente em sua quarta edição – que teve início em 1º de setembro de 2022 e será finalizada em 31 de agosto deste ano –, o Pibiart foi retomado pela Pró-reitoria de Cultura em 2019.