Fechar menu lateral

Com entrada franca, Orquestra Sinfônica Pró-Música/UFJF realiza Concerto de Carnaval no Cine-Theatro Central

 

Pela primeira vez desde a pandemia de Covid-19, e sob a regência do maestro Victor Cassemiro, o Concerto de Carnaval da Orquestra Sinfônica Pró-Música volta ao palco do Cine-Theatro Central, levando ao público um programa marcado pela alegria a partir de clássicos do gênero extraídos de um repertório tipicamente brasileiro. Com entrada franca mediante convites a serem retirados na recepção desse histórico espaço, na semana de 7 a 10 de fevereiro, o espetáculo acontece no próximo dia 12, às 19 horas, contando com a formação integral do corpo de instrumentistas da Orquestra.

 

A ideia é retomar o encantamento dos bailes de carnaval de outrora, desta vez com um mix de canções e marchinhas que fizeram história, encontrando eco entre os apreciadores mais experientes, ao mesmo tempo em que traz informações para novas plateias. Cassemiro conta que a Orquestra apresentou a primeira edição do concerto pouco antes do carnaval de 2020, obtendo um grande sucesso de público. “Todos adoraram o repertório, pois é um pouco inesperado ver uma orquestra tocar samba, baião, frevo e outros ritmos bem brasileiros”, assinala.

 

Concerto de Carnaval Orquestra Sinfônica Pró-Música

Concerto de Carnaval – Orquestra Sinfônica Pró-Música (Foto: Natália Miranda)

 

Segundo o maestro, que intensificou os ensaios nos últimos dias, a edição 2023 do Concerto chega com todos os músicos fantasiados, e a expectativa é que a plateia entre no clima, para apreciar um repertório mais irreverente, típico da folia brasileira. Um detalhe importante é que o largo em frente ao Cine-Theatro Central, desde a sua inauguração, em março de 1929, se tornou referência do carnaval de rua juiz-forano, que se concentrava na rua Halfeld, a partir da Praça João Pessoa, tomando duas direções: o Parque Halfeld e a Praça da Estação.

 

O regente da Sinfônica Pró-Música observa ainda que, para 2023, selecionou uma série de composições a partir de clássicos da música de concerto, acrescentando uma roupagem brasileira em sintonia com a festa de Momo. A proposta de 2020 já buscava uma proximidade maior entre a Universidade e a comunidade local e regional, o que se intensifica agora ao retomar o clima dos bailes de máscara e de fantasias em diferentes épocas. As fotos no interior do teatro serão permitidas e a plateia pode ir fantasiada.

 

 

 

Serviço

 

Concerto de Carnaval da Orquestra Sinfônica Pró-Música

Realização: Pró-reitoria de Cultura, Centro Cultural Pró-Música e Cine-Theatro Central

Data: 12 de fevereiro, às 19 horas

Local: Cine-Theatro Central

Endereço: Praça João pessoa s/n

Entrada: gratuita, mediante ingressos (máximo de quatro por pessoa) a serem retirados na recepção do teatro.

Convites: De 7 a 10 de fevereiro (de terça a sexta), das 9h às 12h e das 14h às 17h30, e dia 11 (sábado), das 9h às 12h.

Outras informações: (32) 2102-6330 (Central); (32) 2102-3964 (Procult) ou pelo Site do Cine-Theatro Central