Fechar menu lateral

Mostra “Meridionar” leva olhares não convencionais à Galeria Espaço Reitoria

 

Um dos destaques das atividades programadas para o VIII Seminário em Artes, Cultura e Linguagens do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes e Design da UFJF, a mostra coletiva “Meridionar” chega à Galeria Espaço Reitoria, no Campus, a partir do dia 17 de novembro. Em cartaz até 2 de dezembro, a exposição traz uma reflexão sobre a importância de uma interação com dinâmicas opostas a um sistema consolidado, em que o Norte é sempre a direção. A ideia é estender a diferentes públicos a proposta de agir e enviesar o olhar de forma meridional, descortinando opressões, redesenhando geografias e redescobrindo poéticas esquecidas.

 

"Patrimônio em Xeque" - Desenho sobre peças de cerâmica.  (Isabela Vida Moreno)

“Patrimônio em Xeque” – Desenho sobre peças de cerâmica. (Isabela Vida Moreno)

 

No texto de apresentação, os curadores da mostra, Camila Vitório Siqueira. Francisco Brandão, Marcos Amato, Gleice Lisboa, Hamilton de Paulo Ferreira e Cristiane Maria Medeiros Laia ressaltam que, longe do sentido negativo ligado à perda ou ao desvario, “meridionar-se” remete à conquista de espaço e força para demonstrar o ato não planejado, a ação de se colocar propositalmente em situações inesperadas e reveladoras de possibilidades artísticas e culturais. Esta expressão implica também na quebra do fluxo em uma analogia com romper os padrões estabelecidos e operar por meio do contrafluxo, definindo outros pontos de chegadas e partidas, outros olhares e outras perspectivas”, pontuam.

 

Amato, que também participa de “Meridionar” como artista, ressalta que esta coletiva evidencia as dinâmicas do Sul, com seus fluxos e contrafluxos narrativos. “Será o primeiro evento presencial do programa desde a pandemia de Covid-19, sendo que a mostra foi pensada para que artistas e alunos que têm o campo das artes como pesquisa e produção possam dividir e dialogar sobre suas experiências na produção poética, expondo suas narrativas”, assinala, lembrando que as abordagens vão além das poéticas individuais e coletivas, abordando problemáticas sociais por meio das obras apresentadas.

 

"Estudo de um elo" - Crochê sobre folha seca (Samantha Ribeiro)

“Estudo de um elo” – Crochê sobre folha seca (Samantha Ribeiro)

 

A professora e fotógrafa Gleice Lisboa destaca que a importância de uma exposição como esta é a possibilidade de se estabelecer um contato com diferentes olhares artísticos, ampliando o conhecimento e expandindo o pensamento sem a prisão dos conceitos pré-estabelecidos. “Esse tipo de mostra nos permite ‘explodir’ um pouco a cabeça, com uma percepção mais apurada do que está sendo produzido, abrindo o leque da criação. Os artistas selecionados nos proporcionam essa oportunidade”, analisa.

 

 

Cabeças fervilhantes

 

Integram “Meridionar” com seus diferentes pontos de vista os artistas Isabela Vida Moreno, com “Patrimônio em xeque”; Samantha Ribeiro, com “Estudo de um elo”; Roberto Zink, com “Do direito de ir e vir?”; Patrícia Gomes de Almeida, com “Retalhos”; Stephanie Belém, com “La fuerza de todo es creación”, “Floresta” e “Armadeira”; Andressa Silva, com “Série futurista”; Paulo César Marques Holanda, com “Modos de saquear I”; Flávia Carolina Valle Machado, com “Sangue latino”.

 

 

E ainda: Luma Maranhão Fimiano, com “Feridas abertas”; Ismael Honório, com “Máscaras”; Julia Ciampi, com “The oldest brazilian flag”; Sandro Bottene, com “Dolor directiones”; Anna Lamha, com “Lascas”; Thales de Oliveira Godoi Cruz, com “Espaço coindensado”;  Marco Antonio Mendes Rabello, com “Trajetórias e Solitud”; Lume e M.A.R, com “Travesti sigilosa”; e Marcos Amato , com a série “Cadê o Lacet?”.

 

 

Serviço

 

Exposição: “Meridionar”

Visitação: De 17 de novembro a 2 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas

Local: Galeria Espaço Reitoria, Campus da UFJF

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, s/n

Entrada Franca

Outras informações: (32) 2102-3964