Fechar menu lateral

Exposição no Cecom reverencia os 200 anos da Independência, repensando a União e Indústria e a presença do Império em Juiz de Fora

 

O Centro de Conservação da Memória (Cecom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) mantém até 13 de dezembro a exposição do Bicentenário da Independência do Brasil, abrindo a todo o público um convite a reflexão sobre a história do Brasil e a cidade de Juiz de Fora.

 

Esta mostra integra as atividades para a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil da UFJF, reunindo alguns documentos pertencentes ao acervo “Dormevilly Nóbrega”, que retratam a passagem do imperador D. Pedro II por Juiz de Fora nos anos de 1845 e 1861, assim como a sua participação na inauguração da rodovia “União e Indústria”.

 

Localizado na Avenida Getúlio Vargas 763, com entrada pela Rua Floriano Peixoto, o Cecom está sediado em prédio histórico, que já abrigou a Diretoria de Higiene, em 1894, quando foi inaugurando, sendo ocupado posteriormente pelo Tiro de Guerra nº 17, em 1908, pela oficina da Escola de Engenharia de Juiz de Fora, em 1931, e pelo Diretório Central dos Estudantes de 1977 até 2008.

 

Cecom - 200 Anos Independência

Cecom – 200 Anos Independência

 

Instituído pelo Conselho Superior da UFJF, em 2014, e vinculado à Pró-reitoria de Cultura como um de seus órgãos executores, o Cecom cuida da manutenção e da preservação da memória social local, regional e nacional, a partir da custódia de acervos e ações de pesquisa e extensão.

 

Entre suas atribuições estão a realização de estudos, pesquisas e eventos acadêmicos na área de conservação da memória, com oficinas e cursos para formação e capacitação de mão de obra para atuação em Juiz de Fora e em outras cidades do país e do exterior.

 

O Centro abriga atualmente os arquivos da Companhia Pantaleone Arcuri, o acervo do Diretório Central dos Estudantes e a coleção Dormevilly Nóbrega, uma hemeroteca com mais de 20 mil títulos de jornais e revistas dos séculos XIX e XX, que chegou à Universidade em 2010.

 

 

Exposição: “200 anos Independência: Repensando a União e Indústria e a presença do Império em Juiz de Fora”

Visitação: Até 13 de dezembro de 2022, de segunda a sexta, das 14h às 18h (à exceção dos dias 14 e 15 de novembro)

Local: Cecom

Endereço: Avenida Getúlio Vargas 763

Entrada franca

Outras informações: (32) 2102-6339; (32) 2102-3964