“II Festival Pés de Valsa”, no Central, tem caráter beneficente

O Cine-Theatro Central abre suas portas, no domingo, 20 de novembro, às 20 horas, para receber a segunda edição do “Festival Pés de Valsa: danças de salão em cena”, reunindo instituições públicas e privadas que se dedicam a esta arte em Juiz de Fora. Neste ano, a proposta do festival é homenagear o Dia Nacional da Consciência Negra, resgatando as origens do samba. Outras manifestações estão na programação do evento, com apresentações iniciais de batuque, lundu, maxixe e samba. Na sequência, acontecem performances de bolero, tango, soltinho, zouk, bachata, salsa e valsa.

O espetáculo tem entrada franca mediante doação de alimentos não perecíveis destinados à Sociedade Beneficente Sopa dos Pobres de Juiz de Fora (Rua Santo Antônio, nº 110), instituição que surgiu em 1910, a partir de uma iniciativa do casal Ludgero e Alcides Guimarães Moreira para comemorar o aniversário da filha Dulce com um lanche para crianças em situação de vulnerabilidade social. Hoje, no local, são distribuídas gratuitamente cerca de 200 refeições por dia.

Equipe do projeto Pés de Valsa

Equipe do projeto de extensão “Pés de Valsa: danças de salão UFJF”

O evento é fruto do projeto de extensão “Pés de Valsa: danças de salão UFJF”, que tem os professores Neil Franco e Carneirinho, da Faculdade de Educação Física e Desportos, como coordenadores. A atual edição do festival reúne 60 bailarinos no palco, se revezando para a execução de 17 apresentações. Um dos pontos altos dessa ação é conseguir aproximar ainda mais a Universidade da comunidade interna e externa ao Campus, oferecendo ao público arte e cultura de forma acessível e democrática.

Convite para o evento “Festival Pés de Valsa: danças de salão em cena”“No universo da arte, a dança ocupa histórica e socialmente uma subcategoria. Da mesma forma, no âmbito da dança, as danças de salão são identificadas, na maioria das vezes, como uma manifestação artística pouco valorizada, em especial, por sua proximidade com as danças populares e folclóricas. No cotidiano social, verificamos pessoas praticando danças de salão por diversas finalidades: divertimento, lazer e, também, com pretensão artística”, analisa Franco.

O professor diz ainda que, “neste contexto, produzir um espetáculo específico sobre danças de salão impacta social e culturalmente em relação à percepção dessa manifestação de dança para além de aulas em academias ou bailes. As danças de salão assumem o palco como possibilidade de manifestação de arte, levando à comunidade juiz-forana novas possibilidades de compreensão do ‘dançar a dois’ ou a três, a quatro etc.”.

O espetáculo conta com a parceria de diversos grupos e instituições, como o Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF, o projeto “De pernas pro ar” da Faefid/UFJF, a Balladines – Escola de Dança, a Moovin Academia de Dança, o Balliamo Espaço de Dança, o Espaço Arte Cultural Pires Baslílio, o grupo Forró por Aí e o Programa de Atividade Física e Qualidade de Vida da Prefeitura de Juiz de Fora.

Espetáculo: “II Festival Pés de Valsa: danças de salão em cena”

Data: 20 de novembro, às 20 horas.

Local: Cine-Theatro Central

Endereço: Praça João pessoa s/n

Entrada: gratuita, mediante troca de convites (já disponíveis) por alimentos não perecíveis, na recepção do teatro (*de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h30), nos espaços de dança envolvidos, na Sopa dos Pobres e na Faefid.

Outras informações: (32) 2102-6329; (32) 2102-3964