Fechar menu lateral

Forum da Cultura recebe mostra e sedia lançamento de livro que refletem sobre o Bicentenário da Independência

 

Há duzentos anos, se ouvia o conhecido “brado retumbante” da democracia brasileira, proclamado por D. Pedro I às margens do Ipiranga: “Independência ou morte!”. Em meio a este rememorar, em busca de reconhecer as conquistas positivas e avaliar criticamente as inúmeras contradições a esta independência, ainda hoje experimentadas no Brasil, serão sediados no Forum da Cultura a mostra “Que grito foi esse? Apropriações brasilianas”, do artista plástico e museólogo Paulo Alvarez, e o lançamento do livro “Murilo Mendes: Apropriações da História do Brasil”, da historiadora Lucilha Magalhães.

 

A exposição tem início na próxima terça-feira, dia 6 de setembro, às 19h, quando também ocorrerá o lançamento do livro. Em “Que grito foi esse? Apropriações brasilianas”, o artista visual Paulo Alvarez expõe uma série de composições artísticas, a partir da apropriação de cenas que povoam o imaginário coletivo, utilizando-se de colagens, impressões digitais e objetos que comemoram e avaliam muitos dos momentos que marcaram a trajetória do país.

 

 

Obra do artista Paulo Alvarez, "Um macunaíma entre nós - para Jaider Esbell". Técnica mista.

Obra do artista Paulo Alvarez, “Um macunaíma entre nós – para Jaider Esbell”. Técnica mista. (Foto: divulgação)

 

“A ideia de apropriação é justamente trabalhar com algumas pinturas históricas desde o grito da independência que todos nós conhecemos. Sempre achei interessante que as primeiras imagens que temos do Brasil são de estrangeiros. O poeta Murilo Mendes, que foi nossa inspiração para estas obras, também trabalha muito com apropriação de questões contadas oficialmente e através das pinturas históricas. Ele brinca muito com isso e traz uma história bem verdadeira, e isso é inspirador”, conta o artista.

 

Paulo Alvarez, artista plástico e museólogo.

Paulo Alvarez, artista plástico e museólogo. (Foto: divulgação)

 

Alvarez ainda ressalta não ser possível rever a Independência do Brasil sem falar da escravidão, de nossa formação como nação e toda a simbologia criada por anos de colonização. “Orientado por estas memórias na construção desta mostra, entrelaço imagens e personagens que frequentam minha cartografia particular, que muitas vezes é esquecida pelas narrativas oficiais”.

 

As obras que compõem a mostra começaram a surgir a partir da ideia de publicação do livro de Lucilha Magalhães. “Desde que surgiu a ideia do livro, já pensava que ele deveria ser ilustrado. E não teria pessoa melhor que o Paulo Alvarez, que tem um olhar muito sensível e crítico sobre a História do nosso país. Bem como o olhar do próprio poeta Murilo Mendes: benevolência com quem merece e escárnio para alguém ou algo – quase sempre a política nacional. O Paulo é um grande conhecedor da obra do Murilo e da história nacional. É um artista criativo, cheio de ideias”, destaca a historiadora.

 

A historiadora Lucilha Magalhães.

A historiadora Lucilha Magalhães. (Foto: divulgação)

 

O livro “Murilo Mendes: apropriações da história do Brasil” consiste em um estudo sobre a obra “História do Brasil”, do poeta juiz-forano Murilo Mendes, considerado pela crítica especializada um dos maiores expoentes da literatura brasileira do século XX. “Esta publicação é o resultado de 20 anos de convívio diário com um acervo precioso de livros e obras de arte de uma forma nunca antes observada por mim, resultando em uma dissertação de mestrado defendida, em 2010, no Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora”, conta Lucilha.

 

Capa do livro "Murilo Mendes: Apropriações da História do Brasil", de Lucilha Magalhães.

Capa do livro “Murilo Mendes: Apropriações da História do Brasil”, de Lucilha Magalhães. (Foto: divulgação)

 

Para o livro “Murilo Mendes: Apropriações da História do Brasil”, a historiadora contou com algumas modificações e acréscimos, buscando facilitar a compreensão e proporcionar uma leitura leve e agradável. Além disso, a obra ganhou as ilustrações de Paulo Alvarez. “É importante informar que a ortografia das transcrições dos poemas e citações foi atualizada para a norma vigente e mantidas as grafias adotadas por Murilo Mendes para as palavras estrangeiras”, realça a historiadora.

 

 

“História do Brasil”, de Murilo Mendes

 

Em sintonia com as manifestações de artistas e intelectuais do período, “História do Brasil” inverteu o discurso historiográfico nacional. O poeta expôs – por meio de 60 poemas – os mitos e os descréditos da história do país, destacando acontecimentos e personagens e contestando a versão oficial escrita em manuais didáticos. Com as armas do humor e da ironia, Murilo Mendes ridicularizou nossos mais respeitáveis heróis e realizou um denso diálogo com a historiografia, revelando versões socioculturais da história brasileira, que foram “esquecidas” em diversas dimensões.

 

 

Mostra e lançamento

 

A abertura da mostra “Que grito foi esse? Apropriações brasilianas”, de Paulo Alvarez, acontece na próxima terça-feira, dia 6 de setembro, às 19h, em conjunto com o lançamento do livro “Murilo Mendes: Apropriações da História do Brasil”, de Lucilha Magalhães. A partir de então, a exposição estará aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, seguindo até o dia 16 de setembro. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral. A mostra contará também com repercussão nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

 

Galeria de Arte

 

O espaço, instalado em um local privilegiado no segundo pavimento do Forum da Cultura, abriga produção eclética, com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas que já chegaram a ter mais de mil visitantes por mostra. Criada em 1981, no reitorado do professor Márcio Leite Vaz, a galeria recebe importantes nomes da pintura de Minas Gerais e da cidade, além de jovens artistas e coletivos.

 

 

Forum da Cultura

 

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o equipamento cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), completando 50 anos em julho de 2022. O espaço leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

 

Endereço e outras informações:

 

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 3215-3850