Carlos Bracher abre no Cine-Theatro Central, ao som da Orquestra Sinfônica Pró-Música, a “Série Juiz de Fora: um Tributo à Terra Natal”

Em performance histórica, o artista Carlos Bracher pinta, ao vivo, um quadro do Cine-Theatro Central, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Pró-Música, que executa um repertório especialmente selecionado para a ocasião.  O evento, que acontece na próxima sexta-feira, dia 02 de setembro, às 18h30, marca o início da “Série Juiz de Fora: um Tributo à Terra Natal”, em que o pintor se propõe a produzir 25 obras em homenagem à cidade.

No mesmo dia, das 13 às 16 horas, Bracher retrata a fachada do teatro, realizando uma criação conjunta e interativa com alunos da rede pública de ensino e de instituições sociais. Ele conta que há cerca de dois meses fez um comovente trabalho, em Brasília, com pessoas cegas e surdas. “Eram 80, e me senti diante de outro instante precípuo em minha vida: o de atuar com esses seres com questões gravíssimas”.

Carlos Bracher em um momento do projeto que levou arte a pessoas cegas e surdas. (Foto: Divulgação)

A partir dessa experiência inicial e dos resultados enriquecedores, o artista se sentiu compelido a fazer algo similar em Juiz de Fora. “A ideia foi evoluindo, no sentido de trabalhar com 50 crianças de escolas municipais, além de cegos e instituições congêneres de amparo social”, observa, destacando que a atual proposta envolve não apenas a pintura coletiva a partir da Praça João Pessoa, mas a de fazer a arte tocar profundamente todos os participantes.

O empreendimento, que tem entrada franca mediante convites, é resultado dos esforços da Arts Realizações, BPS, Prefeitura de Juiz de Fora e Cine-Theatro Central/UFJF. Para as performances no palco, os ingressos gratuitos devem ser retirados antecipadamente, na recepção do teatro (Praça João Pessoa, s/n), entre os dias 30/08 e 02/09, das 9 às 12 horas e das 14 às 17h30, havendo o limite de dois ingressos por pessoa.

Um encontro sublime

Bracher destaca que a união entre música e pintura prenuncia algo realmente belo, conduzida em um ato de sublimidade. Neste primeiro momento, os dois quadros a serem criados têm uma proporção grandiosa, ambos medindo 200x150cm. “Trata-se de um enlevo, uma forma encantada de permear a criação através da música. Cores e sons envolvendo-se em um tributo poético de nossas almas coletivas, as crianças e eu nesse universo pungente de se doar. Que as forças astrais nos conduzam”, diz.

Orquestra Sinfônica Pró-Música acompanha o artista Carlos Bracher em performance na abertura da "Série Juiz de Fora: um Tributo à Terra Natal”.

Orquestra Sinfônica Pró-Música acompanha o artista Carlos Bracher em performance na abertura da “Série Juiz de Fora: um Tributo à Terra Natal”. (Foto: Fernando Itaborahy)

Ele ressalta que sempre teve o desejo de realizar uma série de pinturas específicas sobre Juiz de Fora, exatamente como fez, em 2007, tendo Brasília como referência. “Escolhemos o Central como sendo o início dessa sequência criativa que representa uma homenagem à cidade onde nasci”, assinala, referendando o teatro como um ícone que representa toda a grandiosidade de sua terra natal.

Para acompanhar as pinceladas do artista, o maestro da Orquestra Sinfônica Pró-Música, Victor Cassemiro, prepara, juntamente com o idealizador do projeto, um repertório marcado por clássicos, em composições de Mozart, Bach, Haendel, Puccini, Morricone e Carlos Gardel, entre outros, com interpretação de 25 instrumentistas. “O programa em si reserva ainda surpresas para o público”.

Segundo o regente, este é um momento especial em sua trajetória e na da própria Orquestra. “É uma honra e uma alegria muito grande participar de um evento articulado por um artista tão renomado e que sempre admiramos. Pela minha amizade com seu irmão, Paulo Bracher, que é presidente de honra do Coral Pró-Música, tive acesso à residência da família, o Castelinho, onde pude conhecer um pouco melhor a história de Carlos e apreciar um pouco de sua obra”, comenta.

Detalhe dos instrumentistas da Orquestra Sinfônica Pró-Música, que tem regência de Victor Cassemiro. (Foto: Fernando Itaborahy)

Ouro da casa

Radicado em Ouro Preto há mais de 50 anos, Carlos Bracher é natural de Juiz de Fora, cidade em que iniciou suas atividades artísticas, com ênfase em pinturas e esculturas. Aos 27 anos, foi ganhador do “Prêmio de Viagem ao Estrangeiro”, promovido pelo Museu Nacional de Belas Artes.

Ao longo de sua carreira, o artista expôs no Brasil e no exterior, produzindo diferentes séries temáticas, tais como “Homenagem a Van Gogh”, “Do ouro ao aço”, “Tributo a Aleijadinho” e “Série Bracher/Brasília”.  Agora, aos 82 anos, deflagra, no Cine-Theatro Central, seu novo projeto, com a produção de um total de 25 obras para uma série especialmente dedicada à cidade em que nasceu.

Serviço

Performance: Série Juiz de Fora: um Tributo à Terra Natal, com Carlos Bracher e Orquestra Sinfônica Pró-Música/UFJF

Data: 2 de setembro, às 18h30

Ação: Pintura sobre a fachada do Central, com Bracher, alunos da rede pública e instituições sociais

Data: 2 de setembro, das 13 às 16 horas

Local: Cine-Theatro Central

Ingressos: Distribuição gratuita na recepção do teatro, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Endereço: Praça João Pessoa, s/n

Outras informações: (32) 3215-1400; (32) 2102-3964