Fechar menu lateral

Depois de três anos, Escola de Artes Pró-Música apresenta Recital de Violão e celebra a música instrumental brasileira

 

A Escola de Artes Pró-Música será o palco do “Recital de Violão”, apresentado pelos professores Luís Leite, chefe do Departamento de Música do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF) e Zé Paulo Becker, mestre em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A apresentação acontece na próxima quinta-feira, 18, às 19h, na Escola de Artes Pró-Música, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, 3372, centro de Juiz de Fora. O evento tem entrada franca e o uso de máscara é obrigatório durante o recital.

 

Participam da apresentação os alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Violão da UFJF: Hélio Castro, Juliana Ferreira, Heitor Almeida, Lauro Oliveira, Rafael Mendonça, Alexandre Leal, Luiz Guilherme Mohallem, Arthur Miranda, Felipe Dutra e Rafael Scafuto. O recital é uma mostra do trabalho que está sendo realizado no IAD. Para Luís Leite, um dos professores da classe, essa é uma tradição de fim de semestre no curso há mais de uma década, mas devido à pandemia ficou três anos sem ser realizada. “Estamos muito felizes de poder abrir novamente as portas da Universidade para esse tipo de apresentação. É nosso primeiro recital em três anos, então é uma celebração da vida e da cultura”, declara Leite.

 

A programação do evento conta com peças de violão solo e duos de violões. O repertório tem foco no violão brasileiro, retratado através das obras de Dilermando Reis, João Pernambuco, Garôto, entre outros. Durante o recital, quem estiver presente poderá ouvir versões instrumentais para temas clássicos da música brasileira, como “Passarim”, de Tom Jobim, e “Casa Forte”, de Edu Lobo.

 

A noite de música reunirá destaques da nova geração do violão juiz-forano. Violonista e compositor brasileiro, Leite relembra que a Escola passou por uma reforma e revitalização recente, e a apresentação marca a retomada do espaço, que para ele é muito especial e motivo de alegria. “A acústica do teatro é perfeita para o violão. Sem dúvidas é um dos melhores lugares de toda nossa região para se ouvir e apreciar o som puro do instrumento”, destaca.

 

 

Sobre os músicos

 

Com atividade internacional, Luís Leite já se apresentou em mais de 20 países e tocou ao lado de grandes nomes da música, como Hamilton de Holanda e Yamandu Costa. Foi o primeiro colocado no concurso internacional de violão John Duarte International Guitar Competition (Rust). Em 2017, foi apontado como um dos melhores instrumentistas da música brasileira. No ano de 2011, venceu o 11º Prêmio BDMG Instrumental na categoria violão seis cordas, um dos poucos projetos dedicados à música instrumental.

 

Luis Leite

Luis Leite (Divulgação)

 

Zé Paulo Becker é filho do compositor pernambucano Fernando Lobo, começou na música tocando sanfona, mas acabou se interessando pelo violão. Iniciou a carreira nos anos 1960, influenciado pela bossa nova, quando, numa parceria com Vinicius de Moraes, compôs a canção “Só me fez bem”. Em 1995, seu álbum “Meia-noite” recebeu o Prêmio Sharp de melhor disco de música popular brasileira. “Cambaio”, gravado com Chico Buarque, recebeu o Grammy Latino de melhor álbum de MPB no ano de 2002. Já em 2017, “Dos navegantes”, em parceria com Romero Lubambo e Mauro Senise, venceu o Grammy Latino de melhor álbum de MPB.

 

Zé Paulo Becker

Zé Paulo Becker (Divulgação)

 

 

Outras informações:

https://www.promusicaufjf.com.br/

Pró-reitoria de Cultura: 2102-3964