Coral da UFJF seleciona novos cantores para integrar o grupo

O Coral da UFJF abriu inscrições para o processo seletivo de novos cantores. O objetivo é completar os naipes de sopranos (vozes agudas femininas), contraltos (vozes graves femininas), tenores (vozes agudas masculinas) e baixos (vozes graves masculinas). Não é necessário que os candidatos saibam ler partituras e/ou cifras.

Serão aceitas inscrições de todos os interessados em participar do grupo, sejam alunos da UFJF, servidores (professor, funcionário, técnico administrativo ou terceirizado) ou mesmo quem não possua nenhum tipo de vínculo com a Universidade.

Para se inscrever, no entanto, é preciso que os interessados atendam a alguns pré-requisitos: idade igual ou superior a 18 anos; disponibilidade para os ensaios semanais dos coros, que acontecem às terças e quartas-feiras, das 19h às 21h30; disponibilidade para participar de apresentações demandadas ao grupo dentro e fora do âmbito da UFJF em diferentes dias da semana; comprometimento com as atividades e compromissos assumidos pelo coro.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho, por meio de formulário de inscrição. O processo seletivo será realizado em duas etapas – individual e coletiva – nos dias 22 e 29 de junho, respectivamente, às 19h, no Forum da Cultura (Rua Santo Antônio, nº 1112).

O CORAL DA UFJF

integrantes do coral da ufjf pulando no palco do cine-theatro central

Criado em 1966, o Coral da UFJF é composto por estudantes, ex-alunos, professores e funcionários da UFJF, além de membros da comunidade não-acadêmica. Seu repertório é bastante eclético, abrangendo peças eruditas de caráter religioso ou profano, músicas populares e do folclore nacional. Vem atuando no âmbito local, nacional e internacional durante todos esses anos, tendo recebido diversas premiações dentro e fora do país. Buscando a interdisciplinaridade, trabalha com outras linguagens artísticas além da música, como a arte cênica e a dança, efetivando a comunicação com o público.

Em 2001, o coral grava seu primeiro CD, ‘À moda da casa’, exclusivamente com repertório de músicos populares juiz-foranos. Em 2004, grava o segundo trabalho, ‘Tear’, e em 2014 lança ‘Cantorias’, ambos com repertório bastante diversificado. Em 2016, ao completar 50 anos, o Coral da UFJF realizou o espetáculo ‘Brasis em Cena: Paisagens’; em 2017 montou o musical ‘Gerais e Milton’; e, em 2019, ‘Na Corda Bamba’  – todos apresentados no Cine-Theatro Central e com excelente recepção do público.

Em 2021, orgulhoso de sua atuação ininterrupta mesmo em meio à pandemia, o Coral da UFJF completou 55 anos de existência produzindo cinco vídeos, num formato de trabalho conhecido como ‘coro virtual’, e promovendo um grande evento de coros  on-line, “Todos os Cantos” – I Encontro de Coros da UFJF.

Atualmente o Coral Universitário tem 25 integrantes entre funcionários, bolsistas e cantores, e é coordenado pelas musicistas Ana Sukita e Michelle Flores.

O coro é vinculado à Pró-reitoria de Cultura da UFJF e tem como sede de seus encontros e ensaios o Forum da Cultura/UFJF.

Edital – Seleção de Cantores 2022 (formato .pdf, tamanho 605KB)

Formulário de Inscrições