Fechar menu lateral

Cine-Theatro Central abre inscrições para ocupação artística e cultural do teatro em 2022

 

O Cine-Theatro Central estará com inscrições abertas a partir de quinta-feira, 19, para a seleção de propostas de eventos para ocupação do teatro no período de 1º de julho de 2022 a 28 de fevereiro de 2023. O lançamento da Chamada Pública acontece cerca de dois anos depois da interrupção da agenda do teatro em razão do distanciamento físico imposto pelas medidas sanitárias de combate e prevenção à pandemia de Covid-19, que afetaram especialmente equipamentos culturais como teatros e cinemas – setores que foram os primeiros a fechar suas portas em 2020.

 

No total, serão realizados até 105 agendamentos, dos quais 60 datas serão reservadas para eventos relacionados a teatro adulto, teatro infantil, dança, música, conferências, palestras, gravações audiovisuais, formaturas e afins aprovados nesta Chamada Pública, enquanto até 45 datas remanescentes permanecerão reservadas para a modalidade de demandas espontâneas, isto é, estarão disponíveis para requisições a qualquer momento no período previsto pelo Edital, desde que solicitadas com mínimo de 30 dias de antecedência do evento.

 

Poderão se inscrever pessoas jurídicas (produtores teatrais, associações de classe, entidades, grupos de artistas em teatro, entre outros) e pessoas físicas, desde que comprovem por meio de documentação o mínimo de 3 (três) anos de experiência prévia, capacidade técnica e operacional para execução das atividades previstas e cumprimento das metas estabelecidas.

 

 

Palco do Cine-Theatro Central

Palco do Cine-Theatro Central.

 

 

Gratuitas, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário disponibilizado on-line, com o preenchimento de todas as informações solicitadas e apresentação dos documentos exigidos no Edital. O proponente também deverá enviar anexos como vídeos, fotos, áudio, links, entre outros, que auxiliem o Conselho Diretor do Cine-Theatro Central, responsável pela avaliação das propostas, na seleção dos projetos.

 

Os critérios para julgamento dos projetos apresentados pelos produtores são pautados nos termos do Sistema Nacional de Cultura e, além da documentação necessária, incluem avaliação de mérito, exequibilidade, relevância cultural e diversidade. A divulgação do resultado final, após eventuais recursos, está prevista para acontecer até o dia 29 de junho.

 

Além desta Chamada Pública, o Cine-Theatro Central prepara o lançamento do Edital próprio para o projeto Luz da Terra, idealizado para democratizar o acesso ao teatro e dar oportunidade aos artistas e produtores locais de levarem seus trabalhos ao principal palco da cidade.

 

Confira a íntegra do Edital clicando aqui.

 

Resumo -Edital de Chamada Pública de Ocupação Artística e Cultural do Cine-Theatro Central

 

*Período de ocupação: de 1º de julho de 2022 a 28 de fevereiro de 2023

*Inscrições: De 19/05/2022 a 07/06/2022, exclusivamente pelo formulário online. O formulário estará disponível dia 19/05 às 9h.

Dúvidas serão respondidas por e-mail (cinetheatrocentral@ufjf.edu.br) ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

*60 datas para Chamada Pública e 45 para Demanda Espontânea

*Critérios: documentação, e:

  • Mérito (Originalidade, apresentação de características criativas e singulares na sua forma; inovação, novidade na abordagem, no conceito e/ou na execução);
  • Exequibilidade (Coerência em relação aos valores e objetivos do Cine- Theatro Central e da UFJF, bem como viabilidade e capacidade de realização);
  • Relevância cultural (reconhecimento dos valores culturais advindos da proposta para o cenário local e/ou nacional);
  • Diversidade (Contemplação de áreas diversas, ideias inovadoras, singulares e que se destaquem).

 

 

Serviço:

Edital de ocupação do Cine-Theatro Central:

Inscrições: de 19 de maio a 07 de junho de 2022

Resultado parcial: 13 de junho

Recurso: até 23 de junho

Resultado Final: 29 de junho

 

 

Outras informações:

Cine-Theatro Central – (32) 3231-4051 ou pelo e-mail cinetheatrocentral@ufjf.edu.br