Fechar menu lateral

“Geometrismos e Formas”é a nova mostra do Museu de Cultura Popular da UFJF

 

Ao longo dos diversos períodos históricos, desde o antigo Egito até os tempos atuais, a matemática, os geometrismos e as formas estiveram presentes nos mais variados aspectos da vida humana, incluindo as artes e os fazeres artísticos. Na década de 1970, com as crescentes críticas sociais acerca do ensino tradicional da matemática, surge a “etnomatemática”, conceito que busca compreender e valorizar essa disciplina nos múltiplos contextos socioculturais, além das diferentes formas de utilizá-la no dia a dia.

 

É nesse contexto que se insere a nova mostra do Museu de Cultura Popular da UFJF, aberta na última terça-feira, 5. “Geometrismos e Formas” reflete, em obras pertencentes ao acervo e produzidas por artesãos e artistas de diferentes culturas, a presença da matemática, ciência que se originou da necessidade de responder às situações cotidianas e possibilitar a sobrevivência humana e a realização de diferentes atividades por meio da solução de problemas do dia a dia.

 

Vaso Marajoara - Cerâmica - Luiz Icoaraci - Rio de Janeiro (RJ)

Vaso Marajoara – Cerâmica – Luiz Icoaraci – Rio de Janeiro (RJ)

Dentre as peças expostas, originárias de diferentes regiões do Brasil e de outros países, destacam-se pratos de cerâmica; leques; peneiras e quindas de fibra vegetal; jarro e vasos marajoaras; colares de miçangas multicores, oriundos de Nairobi (Quênia), Quebec (Canadá) e Marrocos; além de tabak, abano, peneira, bandeja, entre outros. Em todas as obras é possível observar formas e padrões geométricos diversos, alcançados através das cores, texturas, trançados e outras diferentes técnicas utilizadas pelos artistas, que, muitas vezes, envolvem em sua dinâmica, a matemática.

Prato de Cerâmica - Rio de Janeiro (RJ)

Prato de Cerâmica – Rio de Janeiro (RJ)

 

A mostra permanece em cartaz no Museu de Cultura Popular da UFJF até o dia 29 de abril, estando aberta para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h. As visitações são gratuitas e abertas ao público em geral, sendo necessária a apresentação do cartão de vacinação em dia. A mostra terá também repercussões nos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

 

 

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

 

O Museu, criado em 12 de março de 1965 – data que marcou o centenário do folclorista Lindolfo Gomes –, foi transferido para o espaço do Forum da Cultura em 1973, sendo doado à UFJF em 30 de setembro de 1987. Sua origem está no trabalho do Prof. Wilson de Lima Bastos, que criou o então chamado “Museu do Folclore”, mais tarde renomeado como “Museu de Cultura Popular”.

 

Colar - Miçangas multicolores - Nairobi (Quênia)

Colar – Miçangas multicolores – Nairobi (Quênia)

 

Forum da Cultura

 

Instalado em um casarão centenário, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de quatro décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

 

Colar - Miçangas azuis, laranjas e brancas (Marrocos)

Colar – Miçangas azuis, laranjas e brancas (Marrocos)

Visitação

 

O retorno das atividades presenciais da UFJF está sendo realizado de maneira monitorada e gradual, visando a preservar a saúde e a vida das pessoas em meio ao contexto da pandemia de Covid-19. Dessa forma, alguns protocolos estritos que permitam a manutenção da segurança para todos os usuários deverão ser seguidos. Para visitação da mostra, será necessário:

  • apresentação do comprovante de vacinação em dia (pode ser o cartão de vacinação físico ou digital, disponível no App ou site do ConecteSUS), juntamente com o documento de identidade;
  • poderá ser feito agendamento prévio por meio eletrônico (e-mail forumdacultura@gmail.com) e/ou telefone (32) 3215-3850;
  • levar consigo a própria garrafa de água. Será disponibilizado nos bebedouros apenas o sistema de enchimento através de torneiras;
  • o tempo médio de visitação será de 25 minutos.

 

As visitas mediadas acontecem de segunda a sexta, com entrada franca, das 10h às 19h.

 

Endereço e outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

E-mail: forumdacultura@gmail.com

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf

Telefone: (32) 3215-3850