Fechar menu lateral

Proinfra recupera mobiliário da Escola de Artes Pró-Música

 

Com expectativa de abertura para atendimento presencial este ano, a Escola de Artes Pró-Música, vinculada à Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora, vem sendo gradualmente reformada. Atualmente, com apoio da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra), alguns móveis da Escola estão sendo revitalizados. São peças fundamentais para o seu funcionamento, como as 11 banquetas de piano que foram reformadas, com troca do estofamento, recuperação dos pés e pintura.

 

Fachada do prédio da Escola de Artes Pró-Música reformada, com nova pintura e placa. (Foto: Divulgação)

 

De acordo com José Roberto Salomão, engenheiro da Tekno Engenharia, empresa contratada pela Proinfra para serviços de manutenção na UFJF, também foram recuperadas duas mesas, com a substituição das tampas que estavam com cupim e, em seguida, realizada a pintura dessas tampas e das bases. “Recuperamos também 1 arquivo, com o lixamento e a pintura do móvel”, afirma Salomão, citando ainda a pintura de algumas mesas de ferro e a confecção e pintura de araras também de ferro, destinadas ao Museu da Moda Social, que ocupa uma casa anexa à Escola. Todas as peças já foram entregues, restando a finalização da recuperação de um armário, com substituição do revestimento de melamina por pintura industrial.

 

Responsável pelas requisições de reforma do mobiliário, a servidora TAE Mariluce Jacob de Oliveira afirma que a equipe da Proinfra tem demonstrado dedicação e está realizando um “trabalho extraordinário”, pois as peças estavam muito ruins, quebradas ou sucateadas. Ela também ficou gratamente surpreendida pela realização da reforma em curto prazo.  “A Proinfra tem sido uma parceira imensa”, elogia.

 

 

Onze banquetas de piano foram restauradas. (Foto: Divulgação)

 

 

Segundo Mariluce, a Escola vem sendo alvo de intervenções para reforma de suas instalações, com obras de pintura e marcenaria, e o trabalho não foi interrompido nem mesmo pela pandemia de Covid-19. O auditório já foi totalmente reformado e as janelas do casarão tombado foram pintadas, mas ainda falta muito a ser feito. A Escola tem um projeto para aquisição de mobiliário novo, mas isso depende de pregão eletrônico, o que ainda não pôde ser realizado, pois a matriz orçamentária ainda não foi publicada. Por essa razão a revitalização dos móveis antigos da Escola de Artes Pró-Música/UFJF é muito importante nesse momento.

 

Para a pró-reitora de Cultura, Valéria de Faria Cristofaro, o trabalho realizado pela equipe da Proinfra tem sido excepcional: “Estou realmente impressionada com o resultado da recuperação desse mobiliário. Acabamento perfeito, que demonstra o cuidado e a atenção que estão dedicando a esses bens que, afinal, são um patrimônio da instituição, e cuidar deles é um respeito aos funcionários, professores e alunos que irão atuar na Escola.”

 

Arquivo recuperado pela Proinfra mostra o cuidado da equipe com o acabamento das peças reformadas. (Foto: Divulgação)

 

Valéria Faria lembra ainda que, como braço pedagógico do Pró-Música, a Escola de Artes integra o compromisso assumido pela UFJF com o legado de uma instituição tradicional e reconhecida na área da música após a integração do centro cultural ao patrimônio da Universidade. Além disso, sua proposta ganhou nova dimensão ao se incorporar à UFJF. Sua missão agora é “integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Artes – em especial a de Música – promovendo o diálogo entre a universidade e a comunidade, contribuindo para a formação pedagógica dos alunos dos cursos de licenciatura em Música e em Artes Visuais da UFJF, bem como para a efetiva implantação do ensino da música nas escolas brasileiras de educação básica”.

Duas mesas que estavam com cupim também foram restauradas. (Foto: Divulgação)

 

De acordo com o supervisor do Centro Cultural Pró-Música, Marcus Medeiros, a expectativa é poder abrir a Escola de Artes presencialmente no novo semestre letivo, em abril, se as condições sanitárias estiverem favoráveis para tal.

 

 

Outras informações:

Pró-reitoria de Cultura – (32) 2102-3964