Procult lança segunda edição da revista on-line BIA, com apresentação de projetos desenvolvidos no Pibiart

Já está disponível no site da Pró-reitoria de Cultura a nova edição da revista on-line BIA, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Artística (Pibiart), que apresenta os projetos concluídos por 91 bolsistas ativos no período entre agosto de 2020 e julho de 2021. Os destaques da edição foram organizados em seções que tratam de temas como Moda: sustentabilidade, resistência e representatividade; Fotografia e Memória; Urbanidades; O corpo e sua representatividade artística e social; Arte-educação, entre outros.

Todos os projetos apresentados na BIA foram realizados remotamente, uma vez que, em função da pandemia que surpreendeu a todos no início de março de 2020, as propostas aprovadas para a edição tiveram de ser adaptadas para o universo digital. Um grupo de 14 projetos que não poderiam ser realizados a distância permaneceu suspenso até abril de 2021, quando tiveram de ser encerrados em razão da falta de perspectiva de retomada das atividades presenciais na UFJF naquele momento e tendo em vista que a edição do Pibiart já se aproximava do fim.

Para aqueles que conseguiram adaptar suas ações, a experiência da atividade remota veio contribuir para que desenvolvessem novas habilidades e descobrissem o potencial educativo de ferramentas digitais e plataformas virtuais. Os resultados foram compensadores, principalmente com o alcance inédito obtido por oficinas, minicursos e laboratórios oferecidos à comunidade, que registraram participantes de outros estados brasileiros e do exterior.

Capa da revista Bia - divulgação da segunda edição.

Aberto à participação de alunos de todos os cursos da graduação, o Pibiart é desenvolvido nas modalidades Projeto Artístico-Cultural, Mediação Artística e Grupos Artísticos. Idealizada como um veículo para divulgação e visão geral do Pibiart, a revista BIA cumpre também a função de prestar contas do investimento realizado na iniciação artística dos alunos, na pesquisa em arte e na produção artística de grupos da Procult e da comunidade acadêmica na UFJF.

Vídeos

Como parte de seus compromissos como bolsistas do Programa, os alunos apresentaram ao final da edição um vídeo sobre o trabalho desenvolvido, complementando o relatório por escrito exigido para o encerramento do projeto e emissão de certificado de participação no Pibiart. Os vídeos poderão ser conferidos no canal do YouTube da Procult.

Confira a íntegra da edição digital da Revista BIA.

Outras informações:

Pró-reitoria de Cultura – (32) 2102-3964