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12º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII da USP fecha o Encontro Tríplice de Música Antiga

 

O desafio norteia o Encontro Tríplice de Música Antiga, que, com o apoio da Cultura Artística, chega virtualmente à sua última etapa, na próxima segunda-feira, dia 22, para a realização do 12º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII da Universidade de São Paulo (USP). A diretora artística do evento, professora Monica Lucas, ressalta o sucesso das fases anteriores, que contaram com a 7ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí e o 32º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira da UFJF, lembrando que a proposta de agora é reforçar essa área de estudos e pesquisas científicas, atraindo e ampliando o universo de interessados em explorá-lo.

 

Monica explica que o Encontro da USP vem para estimular os estudos sobre a poética musical entre os séculos XVI e XVIII, desenvolvendo e instigando a investigação e as oportunidades de troca e propagação desse conhecimento. A programação foi pensada com o propósito de provocar uma reflexão sobre as relações entre as formas simbólicas de representação, transpondo o “ut pictura poesis”, que significa “assim como a imagem, a poesia”, para “ut pictura musica”, ou seja, “assim como a imagem, a música”, a fim de destacar essas relações e pensá-las como possibilidades de acesso e compreensão das teorias, poéticas e práticas da música antiga”.

 

Mônica Lucas, coordenadora do Encontro Tríplice de Música Antiga.

Mônica Lucas, coordenadora do Encontro Tríplice de Música Antiga.

 

A professora ressalta que, nos 500 anos da morte de Josquin des Desprez, a 12ª edição do Encontro de Pesquisadores faz um tributo a esse célebre compositor europeu, aclamado como mestre pioneiro da polifonia vocal na gênese do Renascimento. A homenagem se traduz em debate e temática para alguns dos trabalhos apresentados. Na programação semanal, que tem abertura por conta do professor Leon Kossovitch e sessões on-line veiculadas pelo Canal da Cultura Artística no YouTube, há apresentação de projetos de pesquisas, lançamentos de livros e discussões em torno de temas como “Ut Leonardo Josquin”, “Música para os olhos”, “Representações do ethos feminino” e “Teatro dos Afetos Humanos”.

 

Laury Gutierrez (foto de Carolina Villegas)

Laury Gutierrez (foto de Carolina Villegas)

 

 

Silvana Scarinci (foto Henry Milleo)

Silvana Scarinci (foto Henry Milleo)

 

Do passado ao futuro

 

Para compreender a importância do Encontro de Pesquisadores, é preciso observar que a poética musical ocidental dos anos 1501 a 1800 tem por base a coordenação entre processos de produção e recepção da música, cuja finalidade se encontra no efeito que provoca no ouvinte. “Esse princípio, de natureza retórica, servia ao propósito de afirmar e consolidar as instituições e lugares de poder político e religioso, especialmente estados e igrejas, a cujos interesses essa produção musical atendia, mobilizando as comunidades de civis e fiéis”.

 

Segundo a diretora artística, que preparou o texto de apresentação sobre o Encontro, disponível no endereço rectoricamusical.com, “esse contexto, a música e as demais formas de representação simbólica do poder eram sistematicamente regradas, retoricamente projetadas e executadas e racionalmente percebidas. Hoje, essa produção musical constitui um campo específico de estudos e pesquisas científicas para o qual cada vez mais pesquisadores dirigem seus esforços”.

 

Paula Ferreira Vermeersch

Paula Ferreira Vermeersch

 

 

George Gütlich

George Gütlich

 

Círculo virtuoso

 

Responsável pelo Festival Internacional de Música Colonial Brasileira, o professor Marcus Medeiros avalia que o tradicional Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII vem fechar com chave de ouro o Encontro Tríplice de Música Antiga, uma vez que conseguiu entrelaçar a formação musical, com as oficinas de instrumentos; a formação de público, com os recitais e os documentários, e, agora, a pesquisa com os debates, sendo que tudo isso está conectado, interligado em uma espécie de círculo virtuoso.

 

Lembrando que muitos instrumentos foram reconstruídos a partir de imagens, a exemplo do que ocorreu com o grupo Há Tempos, participante de uma das edições do Festival, Medeiros diz que a performance historicamente informada é alimentada pelas pesquisas. “Todas as descobertas e os estudos nesse sentido comunicam sobre a prática instrumental. Isso é muito importante, porque não temos registros fonográficos das obras musicais daquela época e tudo vai da investigação de imagens, tema do nosso evento, do estudo dos tratados e de quaisquer narrativas que descrevam alguma música ouvida, alguma performance, algum instrumento”, analisa.

 

Carin Zwilling

Carin Zwilling

 

 

Laura Rónai

Laura Rónai

 

 

Programação (Canal da Cultura Artística no YouTube)

 

22 de novembro

 

17h

Sessão de Comunicações 1

Apresentação de Projeto de Pesquisa: “Las flautas históricas y su repertório: problemáticas estéticas de la práctica de la música antigua en el presente”. Gabriel Persico, Monica Lucas, Sandra Giron, Carolina Pérez Bergliaffa, Gabriela Galván, Andrés Arzaquet;

Lançamento do livro “Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga”. Cassiano Barros, Luiz Henrique Fiaminghi, Mônica Lucas (Org.).

 

20h

Palestra de Abertura — Ut Pictura Musica

Convidados: Prof. Dr. Leon Kossovitch (USP)

Profa. Dra. Adma Fadul Muhana (USP)

 

 

23 de novembro

 

17h

Sessão de Comunicações 2

Mediação: Prof. Dr. Gabriel Persico (UNA)

“Giovanni Bassano e a tradição da arte de diminuir”. Daniel Figueiredo e Marcos Pupo Nogueira;

“Possibilidades de ornamentação a partir da prática da transcrição: um estudo sobre a cadência do primeiro movimento (Vivace) da Sonata N° 6 de Il Pastor Fido (ca. 1737), de Nicolas Chédeville”. Letícia Arnold e Lúcia Carpena;

“A actio na música instrumental setecentista: nuances de tons e variedade rítmica de acordo com preceptivas de Quantz e Mattheson”. Noara Paoliello;

“Puritas, Latinitas et Perspicuitas: as virtudes da clareza e da precisão linguística na música barroca italiana”. Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro.

 

20h

Debate – Ut Leonardo Josquin

Convidados: Profa. Dra. Paula Vermeersch (UNESP)

Prof. Dr. Hector Rubio (Universidad de Córdoba)

Mediação: Prof. Dr. Cassiano Barros (UDESC)

 

 

24 de novembro

 

17h

Sessão de Comunicações 3

Mediação: Prof. Dr. Marcus Held (USP)

“Os quatros elementos e suas representações e influências na pintura e na música francesa do século XVIII”. Felipe Galhardi;

“O Lamento Amoroso, segundo Claudio Giovanni Monteverdi e Manuel Botelho de Oliveira”.   Jean Pierre Chauvin;

“Retórica, Performance e Música: A Estética Barroca de Pe. António Vieira”.  Marcus Mota;

“Considerações sobre a História da Música em Johann Mattheson (1739)”. Paulo Mugayar Kühl e Mônica Isabel Lucas;

“Paragone em Das Nëu-Eröffnete Orchestre de Johann Mattheson”. Stefano Paschoal e Mônica Isabel Lucas.

 

20 h

Debate – Música para os olhos

Convidados: Profa. Dra. Carin Zwilling (USP)

Prof. Dr. George Gütlich (UFMG)

Mediação: Prof. Dr. Paulo Kühl (UNICAMP)

 

 

25 de novembro

 

17h

Sessão de Comunicações 4

Mediação: Prof. Dr. Fernando Luiz Cardoso Pereira (USP)

“Cinco vozes em Ferrara: um contexto alternativo para Huc me sydereo e Stabat Mater de Josquin”. – Brett Kostrzewski;

“As Susanas de Manoel Rodrigues Coelho – roupagem barroca finamente tecida para uma chanson renascentista – um estudo de caso sobre as intavolaturas para teclado como ekphrasis da narrativa, pintura e canção”. Marcos Krieger;

“Ut Josquin Palestrina? Parte 1. A conversão melódica do motto silábico ‘ut sol’ por hexacordes em motetos com ou sem transposição per bemolle”. Fernando Luiz Cardoso Pereira;

“Música para os olhos: considerações sobre figura e estilo a partir das preceptivas de J. Burmeister e Bernhard”. Cassiano de Almeida Barros.

 

20h

Debate – Representações do Ethos Feminino

Convidadas: Profa. Dra. Silvana Scarinci (UFPR)

Profa. Dra. Laury Gutiérrez (Brandeis University)

Mediação: Profa. Dra. Silvia Fernandez

 

 

26 de novembro

 

17h

Sessão de Comunicações 5

Mediação: Prof. Alfredo Zaine (Unesp)

“A ênfase harmônica em detrimento do contraponto gerado pelos instrumentos de cordas dedilhadas”.  Alexandre Ribeiro e Joabe Guilherme;

“Um elogio ao retratado Francesco Geminiani como modelo de autoridade para a música britânica setecentista”. Marcus Held;

“Estudos de retórica musical do século XVIII: um levantamento das traduções de fontes primárias no Brasil”. Luciana Gifoni;

“A supressão do quinte de violon da orquestra da Ópera de Paris e suas implicações nas revisões de coros de J.-B. Lully no século XVIII”.  Matheus Theodorovitz Prust;

“A realização do baixo contínuo no violoncelo: possibilidades e um estudo de caso em Vivaldi”.  William Teixeira e André Micheletti.

 

19h

Homenagem ao Prof. Dr. Mário Henrique Simão D’Agostino (1963-2021)

Mediação: Profa. Dra. Mônica Lucas (USP)

 

20h

Debate -Teatro dos Afetos Humanos

Convidados: Profa. Dra. Laura Rónai (UERJ)

Prof. Dr. André Tavares (UNIFESP)

Mediação: Profa. Dra. Mônica Lucas (USP)

 

 

Outras informações no site do Encontro Tríplice de Música Antiga.