Fechar menu lateral

Banda Mauloa é atração de sexta na programação da SBPC Cultural

 

Com uma mensagem ambientalista, o videoclipe Akuandub, da banda juiz-forana Mauloa, integra a programação cultural de sexta-feira, 23, desta edição virtual da SBPC Cultural. A faixa composta e gravada em período de isolamento social como parte do espetáculo audiovisual on-line Utropicália é inspirada na mitologia indígena dos Araras, no Pará, sobre a criação do mundo.

 

O título é uma referência a Akuanduba, o deus arara da criação, responsável também por manter a harmonia das coisas pelo soar de sua flauta. Instrumental, a faixa composta pelos músicos Victor Sampaio e Tiago Croce é protagonizada pela flauta de Pedro Alfeld, aluno do bacharelado em flauta transversal pela UFJF.

 

Akuandub - Banda Mauloa

Akuandub – Banda Mauloa

 

No contexto do espetáculo Utropicália, a música Akuandub surge como a faixa transitória do ato 1 (Natureza em Plenitude) para o ato 2 (Mundo em Combustão). No vídeo, imagens da natureza em colapso, desmatamento, queimadas, carros em profusão, multidões urbanas – de máscara – e  imagens de guerra e de laboratórios. Ao pé da cena, uma contagem regressiva.

 

Em seu processo de pesquisa de referências para o espetáculo, a banda Mauloa buscou mitos do folclore nativo relacionados à música e à natureza, e encontrou na mitologia do povo arara, que habita a margem esquerda do rio Amazonas, no Pará, o tema ideal para a mensagem de Utropicália.

 

Com conceito de Victor Sampaio, imagens do VJ Thiago Montano, direção e fotografia de Rodrigo Ferreira e imagens de Ciro Cavalcanti, o projeto de Akuandub foi contemplado pelo Prêmio Janelas Abertas de Incentivo à Cultura, lançado pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF em 2020.

 

Criada em 2016, e com um trabalho independente e autoral, a banda Mauloa se caracteriza por uma sonoridade que mescla gêneros como rock, surf music, ska, funk, rap e reggae.

 

As apresentações da SBPC Cultural acontecem diariamente, a partir das 21h30, pelo canal do YouTube da SBPC (@SBPCnet).