Fechar menu lateral

Coral da UFJF abre a programação da SBPC Cultural

 

Em paralelo aos debates científicos da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada nesta edição virtual em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acontece a SBPC Cultural, cuja programação foi organizada pela Pró-reitoria de Cultura. A atração reservada para a abertura do evento domingo, dia 18, é o Coral da UFJF.

 

O Coral da UFJF apresenta um dos vídeos especiais produzidos pelo grupo desde o início da pandemia: a interpretação da música Angélica, composta por Chico Buarque e Miltinho para a estilista Zuzu Angel, vítima da ditadura brasileira, como seu próprio filho, Stuart Angel. O vídeo, além de homenagear a força dessa mulher nascida há 100 anos em Curvelo (MG), associa sua luta para localizar o corpo de Stuart à de tantas outras mães brasileiras que choram a perda de seus filhos para a violência. O vídeo de Angélica foi realizado em março de 2021 como homenagem às mulheres e sua contínua batalha por igualdade, respeito e justiça.

 

 

Mosaico de fotos dos coralistas em preto e branco.

Coral da UFJF apresentando o vídeo “Angélica”.

 

 

Sob a regência de Hellem Pimentel, o Coral da UFJF está celebrando seus 55 anos em 2021, o que faz dele um dos grupos corais mais antigos e com atividade ininterrupta no Brasil. Atualmente o coral se caracteriza pelo repertório calcado na música brasileira e por trabalhar cenicamente a linguagem corporal dos cantores.

 

Apesar do isolamento social imposto pela pandemia, o Coral não interrompeu suas atividades. Pelo contrário, repensou sua estrutura de trabalho para migrar para o formato virtual, o que exigiu novos aprendizados e ajustes para a interação remota do grupo. A experiência tem sido bem sucedida, e o compartilhamento das produções virtuais nas plataformas digitais tem aberto novas perspectivas para o Coral.

 

As apresentações da SBPC Cultural acontecem diariamente, a partir das 21h30, pelo canal do YouTube da SBPC (@SBPCnet). Confira a programação da semana:

 

18 julho [ DOMINGO]

Atração Cultural JF: “Angélica” (música de Chico Buarque e Miltinho) – Coral da UFJF

 

19 julho [ SEGUNDA-FEIRA]

Atração Cultural: “Samba na Intimidade” – Roger Resende

 

20 julho [TERÇA-FEIRA]

Atração Cultural: Banda Muamba

 

21 julho [ QUARTA-FEIRA]

Atração Cultural: “Piano e voz na poesia de Mamão” – Alexandre Pereira e Victor Cassemiro

 

22 julho [ QUINTA-FEIRA]

Atração Cultural: “Cabaret dos Seres da Ribalta” – Movimento Artístico Evolucionário (MARE)

 

23 julho [ SEXTA-FEIRA]

Atração Cultural: “Akuandub” –  Banda Mauloa

 

24 julho [ SÁBADO]

Atração Cultural: “Operando: Edição Virtual” – Orquestra Sinfônica e Coral Pró-Música

 

Programação Cultural – JANELAS ABERTAS 2020/2021

Este link disponibiliza acesso às 150 produções artístico‐culturais contempladas pelo

Janelas Abertas – Prêmio de Incentivo à Cultura, iniciativa da Pró‐reitoria de Cultura

realizada em 2020 como apoio à classe artística durante a pandemia.

 

Renda-se como eu me rendi – 100 anos de Clarice

Neste link, apresentamos a mostra virtual realizada pela Procult em homenagem ao centenário de nascimento de Clarice Lispector, com a participação de 28 artistas selecionados por edital, que produziram obras inspiradas em fragmentos literários de obras da escritora.