Fechar menu lateral

Pró-reitoria de Cultura da UFJF divulga programação virtual da SBPC Cultural

 

Apresentações musicais e de teatro e ópera compõem as atrações culturais da 73ª Reunião Anual da SBPC, paralelamente à programação científica do evento, que acontece de 18 a 24 de julho em parceria, nesta edição, com a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). A programação cultural, a cargo da Pró-reitoria de Cultura da UFJF, será exibida diariamente, a partir das 21h30, pelo canal do YouTube da SBPC (@SBPCnet). O objetivo é divulgar expressões e valores artísticos, locais e regionais.

 

Na abertura do evento, domingo (18), o público poderá conferir a apresentação de um dos mais antigos corais brasileiros em atividade ininterrupta há 55 anos, comemorados em 2021, o Coral da UFJF. Nem mesmo a pandemia interrompeu a atividade do grupo, que tem atuado remotamente com a gravação de vídeos como o dessa homenagem às mulheres e sua luta pela igualdade de gêneros, raça e contra o feminicídio. O Coral interpreta a música Angélica, composta por Chico Buarque e Miltinho para a estilista Zuzu Angel, morta pela mesma ditadura que assassinou seu filho, Stuart Angel, na década de 1970. Sua luta simboliza a de tantas outras mães brasileiras que choram a perda de seus filhos para a violência.

 

 

 

Coralistas da UFJF em vídeo "Angélica", com imagens de desaparecidos na ditadura militar.

Coralistas da UFJF em vídeo “Angélica”, com imagens de desaparecidos na ditadura militar.

 

 

 

Websérie sobre samba

 

Na segunda-feira, dia 19, a programação da SBPC Cultural apresenta Samba na Intimidade, de Roger Resende, músico com 38 anos de reconhecida atuação artística em Juiz de Fora. O vídeo reúne os seis episódios da primeira temporada da websérie homônima idealizada pelo cantor, compositor e violonista mineiro para resgatar a história de vida e a obra de compositores de samba da cidade com atuação destacada nas décadas de 1940 e 1950: dos pioneiros Alfredo Toschi e Djalma de Carvalho, ainda nos anos 1930, a João Cardoso, Ernani Ciuffo, Biné e Ministrinho. O músico apresenta o contexto de suas produções artísticas e interpreta composições enquanto percorre áreas  históricas de Juiz de Fora. O projeto de Roger Resende foi um dos contemplados pelo Prêmio Janelas Abertas da Pró-reitoria de Cultura/UFJF.

 

Músico Roger Resende

Roger Resende – Samba na intimidade.

 

 

A banda juiz-forana Muamba é a atração cultural da terça-feira, dia 20, com um vídeo do show especial apresentado em 2020 no projeto Musicamamm, do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), um dos equipamentos culturais da Procult/UFJF. Com mais de 25 anos de carreira, a banda se distingue por sua sonoridade única, que mescla estilos diversos como reggae, pop, rock e ska. No final dos anos 1990, Muamba emplacou o hit Pega Leve, de seu primeiro CD, no seriado Malhação da TV Globo. Em 2018, interpretou a primeira versão autorizada por Roberto Carlos da canção Lady Laura. Atualmente a banda é formada pelo vocalista Eminho e os músicos Xerem (guitarra), Grillo (baixo) e Lucas (bateria).

 

 

Banda Muamba em apresentação no projeto Musicamamm, do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM)

Banda Muamba em apresentação no projeto Musicamamm, do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

 

 

Na quarta-feira, 21, o compositor juiz-forano Armando Aguiar, o Mamão, é homenageado em versão intimista pela dupla Victor Cassemiro e Alexandre Pereira em Piano e Voz na Poesia de Mamão, com a proposta de destacar o lirismo das músicas do juiz-forano. Autor de composições de rica harmonia como Tristeza Pé no Chão, nacionalmente consagrada em interpretação de Clara Nunes, Mamão ganha uma sonoridade ainda mais clássica ao piano de Cassemiro e na voz de Alexandre Pereira, intérprete com participação em várias montagens de óperas, musicais e shows.

 

 

Victor Cassemiro e Alexandre Pereira em apresentação intimista "Piano e Voz na Poesia de Mamão".

Victor Cassemiro e Alexandre Pereira em apresentação intimista “Piano e Voz na Poesia de Mamão”.

 

 

União artística

 

Com números gravados no Cine-Theatro Central, equipamento cultural da Procult/UFJF tombado pelo município e pelo Iphan, Cabaret dos Seres da Ribalta é a atração da quinta-feira, dia 22. O espetáculo é o primeiro projeto artístico do Mare – Movimento Artístico Evolucionário, movimento de união de artistas de Juiz de Fora que surgiu no contexto da pandemia de 2020. A proposta é apresentar diferentes expressões artísticas existentes na cidade, com números de música, dança, palhaçaria e teatro de marionetes. Cabaret foi contemplado pelo Prêmio Janelas Abertas.

 

Cabaret dos Seres da Ribalta, do Movimento Artístico Evolucionário (MARE).

Cabaret dos Seres da Ribalta, do Movimento Artístico Evolucionário (MARE).

 

 

Já na sexta-feira, 23, a atração da SBPC Cultural é o videoclipe Akuandub, faixa composta e gravada em período de isolamento social como parte do espetáculo audiovisual on-line Utropicália, realizado pela banda Mauloa. Com uma mensagem ambientalista, a faixa é inspirada pela mitologia indígena dos Araras, na região do Pará, e remete a Akuanduba, Deus da Criação, responsável também por manter a harmonia das coisas pelo soar de sua flauta. Composta por Victor Sampaio e Tiago Croce, a faixa instrumental tem por protagonista a flauta de Pedro Alfeld. Esse também é um trabalho que contou com o apoio do Prêmio Janelas Abertas.

 

 

A tradição da ópera

 

A programação da semana nesta edição da SBPC Cultural se encerra no sábado, 24, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica Pró-Música e Coral Pró-Música no projeto Operando, dedicado ao resgate da tradição da ópera. Em formato virtual, devido à pandemia, o regente Victor Cassemiro, os músicos e os cantores gravaram suas participações remotamente, em suas próprias casas, sem equipamento profissional.

 

O resultado, porém, supera as dificuldades do momento com um belo repertório que passeia por óperas como Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni – que era o prefixo das exibições cinematográficas no Cine-Theatro Central de Juiz de Fora e é considerada uma das primeiras composições do verismo, o realismo operístico italiano que aborda a realidade do povo comum. Outra ópera na programação é Carmem, de Georges Bizet, que, devido ao caráter transgressor da protagonista, sofreu severas críticas na data de sua estreia, em março de 1875. Outras peças apresentadas são trechos de A Flauta Mágica, As Bodas de Figaro e Don Giovanni, de Mozart, além do clássico Romeu e Julieta, composto por Charles Gounod e baseado na peça homônima de William Shakespeare. As Índias Galantes, de Jean-Philippe Rameau, também faz parte do repertório como uma ópera acompanhada de dança.

 

 

Coral Pró-Música em apresentação virtual do projeto "Operando".

Coral Pró-Música em apresentação virtual do projeto “Operando”.

 

 

Todas as apresentações culturais virtuais da 73ª Reunião Anual da SBPC acontecem após uma breve introdução aos equipamentos culturais da Pró-reitoria de Cultura da UFJF: Memorial da República Presidente Itamar Franco, Museu de Arte Murilo Mendes, Forum da Cultura, Cine-Theatro Central, Centro de Conservação da Memória (Cecom), Museu de Arqueologia e Etnologia Americana e Centro Cultural Pró-Música/Escola de Artes Pró-Música.

 

 

Pioneirismo

 

A UFJF foi a primeira dentre as instituições federais de ensino superior no país a criar uma pró-reitoria específica para os assuntos culturais, desvinculada da Extensão, como normalmente ainda prevalece no Brasil. A Procult surgiu em 2006, como resultado do crescente papel da cultura na instituição, resultante da incorporação de bens e acervos históricos como o Cine-Theatro Central, o Museu de Arte Murilo Mendes e o Centro Cultural Pró-Música. Hoje a Procult é modelo para outras universidades que estão interessadas em valorizar a cultura no ambiente acadêmico e a contribuir para a promoção de bens culturais e a democratização do acesso à cultura.

 

 

SBPC CULTURAL – 73ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC/UFJF

 

A 73ª Reunião Anual da SBPC será realizada de forma virtual entre os dias 18 e 24 de julho de 2021. Todas as informações sobre as inscrições para o evento estão disponíveis no site da Reunião Anual. As apresentações da SBPC Cultural acontecem diariamente, a partir das 21h30.

 

 

Programação:

 

18 julho [ DOMINGO]

Atração Cultural JF: “Angélica” (música de Chico Buarque) – Coral da UFJF

 

19 julho [ SEGUNDA-FEIRA]

Atração Cultural: “Samba na Intimidade” – Roger Resende

 

20 julho [TERÇA-FEIRA]

Atração Cultural: Banda Muamba

 

21 julho [ QUARTA-FEIRA]

Atração Cultural: “Piano e voz na poesia de Mamão” – Alexandre Pereira e Victor Cassemiro

 

22 julho [ QUINTA-FEIRA]

Atração Cultural: “Cabaret dos Seres da Ribalta” – Movimento Artístico Evolucionário (MARE)

 

23 julho [ SEXTA-FEIRA]

Atração Cultural: “Akuandub” –  Banda Mauloa

 

24 julho [ SÁBADO]

Atração Cultural: “Operando: Edição Virtual” – Orquestra Sinfônica e Coral Pró-Música

 

Programação Cultural – JANELAS ABERTAS 2020/2021

 

Este link disponibiliza acesso às 150 produções artístico‐culturais contempladas pelo Janelas Abertas – Prêmio de Incentivo à Cultura, iniciativa da Pró‐reitoria de Cultura realizada em 2020 como apoio à classe artística durante a pandemia.