Fechar menu lateral

Resultado do Edital de chamamento público para investimento no catálogo comemorativo aos 25 anos da coleção Murilo Mendes no Brasil

 

O Edital de chamamento público 02/2020 – “Catálogo comemorativo dos 25 anos da coleção de artes plásticas do poeta Murilo Mendes no Brasil” – obteve o total de uma proposta de patrocínio inscrita. Com a oferta de três cotas do tipo Ouro, a empresa Unimed Juiz de Fora foi selecionada, de acordo com os termos do Edital.

 

Lançado em novembro de 2020, o chamamento público teve por objetivo a captação de recursos financeiros, por meio de investimentos de empresas públicas e/ou privadas, para a execução do catálogo “Coleção Murilo Mendes: 25 anos”, a ser produzido pelo Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), em comemoração aos 25 anos da coleção de artes plásticas do poeta no Brasil.

 

O projeto tem como objetivo a difusão e a preservação da memória cultural da cidade de Juiz de Fora, bem como ampliação de acesso do público ao produto cultural. Para tanto, buscou-se mapear a formação da coleção de Murilo Mendes, relacionando os artistas e os textos escritos sobre eles. Foram mapeados os períodos de formação da coleção, conforme a vida e a produção literária do poeta, a saber: Período brasileiro (1920-1950), Período de missão cultural (1952-1956) e Período italiano (1957-1975).

 

Em contrapartida ao recurso financeiro, será realizada a veiculação da marca da empresa investidora no catálogo, bem como em peças publicitárias e no espaço físico da exposição homônima a ser realizada nas Galerias Convergência, Retratos-relâmpago e Poliedro, ocupando dois andares de espaços expositivos no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). A exposição também será apresentada em plataforma virtual, a fim de possibilitar sua difusão mundial, dada a sua relevância temática.