Fechar menu lateral

“Esperança” e “31 presépios” anunciam o Natal no Forum da Cultura

Quem passa pela Rua Santo Antônio, em frente ao casarão centenário do Forum da Cultura da UFJF, se depara com decoração especial que anuncia a chegada do período do Natal. Composta por guirlandas, flores vermelhas, fitas, ramos verdes e detalhes dourados, unidos à riqueza arquitetônica do espaço cultural, a decoração desse ano recebeu o nome de “Esperança”, como uma forma de lembrar a perspectiva de dias melhores, transmitindo uma mensagem de alegria e de positividade para o novo ano que se aproxima.

 

Decoração natalina da fachada do casarão do Forum da Cultura. Foto noturna.

A decoração desse ano recebeu o nome de “Esperança”, como uma forma de lembrar a perspectiva de dias melhores.

 

A decoração especial de Natal, que começou a ser realizada no ano passado com excelente resposta do público – especialmente as crianças, que enxergam no velho casarão decorado uma espécie de casa de brinquedos – atrai olhares de vizinhos e de quem passa pelo local, sendo fotografar o espaço um programa para quem visita a cidade nesta época.

 

Detalhe da decoração de uma das janelas do casarão, com flores vermelhas e folhas verdes.

Detalhe da decoração de uma das janelas do casarão.

 

Ainda para celebrar essa data, o Museu de Cultura Popular da UFJF, instalado no Forum da Cultura, irá realizar a tradicional mostra “Presépios”. Em sua 28ª edição, a exposição, desta vez, será inteiramente virtual e poderá ser acompanhada pelo público através dos perfis do Forum da Cultura no Instagram e no Facebook.

 

 

31 Presépios 

 

Nesse ano, a mostra, que faz parte do calendário de atividades do museu, contará com 31 presépios que serão expostos diariamente, sempre ao meio-dia, durante os 31 dias do mês de dezembro.

A exposição reúne uma diversidade de obras de artesãos brasileiros e estrangeiros, que, através de múltiplas técnicas e materiais, representam o nascimento do menino Jesus, traduzindo, em forma de arte, esse momento de fé e devoção da narrativa cristã.  As obras de “Presépios” são confeccionadas em cerâmica, tecido, palha de milho e de bananeira, saco de aniagem, conchas, entre outros materiais. O público poderá conferir ainda presépios feitos com bolinhas de gude, coqueiro buriti e rocha vulcânica, dentre outros.

 

Presépio feito em massa de pão - (Autoria ignorada - Equador)

Peças feitas em massa de pão – (Autoria ignorada – Equador)

 

São presépios que demonstram, de forma peculiar, especificidades e características regionais e identitárias traduzidas por seus criadores. Além das peças vindas de diversas regiões do Brasil, o acervo conta com trabalhos oriundos de países como Itália, Chile, Peru, Equador, Bolívia e Angola.

 

 

Tradição 

 

Os presépios retratam o nascimento do menino Jesus numa humilde manjedoura, em Belém, e reúnem a Sagrada Família, os três Reis Magos, os pastores e os animais do estábulo. A montagem de presépios é uma tradição cristã iniciada por São Francisco de Assis, em 1223, com figuras vivas para celebrar e rememorar a esperança da chegada do menino Jesus.

Se naquela época o presépio era uma novidade, ele se popularizou e, além dos altares das igrejas, ganhou também espaço nas varandas e salas das casas dos fiéis e até nas decorações natalinas de centros comerciais. Tornou-se assim um tradicional ritual de fé e devoção e marco significativo nas comemorações de fim de ano, extrapolando elos religiosos, muitas vezes convertendo-se em uma peça decorativa desse período, que remete a lembranças positivas.

 

Presépio em cerâmica policromada (Alzira -Belo Horizonte - MG)

Presépio em cerâmica policromada (Alzira -Belo Horizonte – MG)

 

 

Museu de Cultura Popular – UFJF

 

Com mais de três mil peças em acervo, o Museu de Cultura Popular possui estatuárias, peças de crenças religiosas e cerâmicas, brinquedos populares, entre outros artefatos de culturas nacionais e estrangeiras. A delicadeza e a originalidade das obras e utensílios expostos regularmente nesse espaço despertam interesse, encantam e fazem sonhar adultos e crianças, proporcionando uma janela para tradições populares em transformação.

 

 

Forum da Cultura

 

Vista de uma das laterais decorada da escadaria de acesso ao casarão que abriga o Forum da Cultura.

Vista de uma das laterais decorada da escadaria de acesso ao casarão que abriga o Forum da Cultura.

Instalado em um casarão centenário, o espaço é um centro cultural da UFJF em atividade há mais de quatro décadas, levando à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas e abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Outras informações:

Forum da Cultura

Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora

www.ufjf.edu.br/forumdacultura

 

 

Onde acompanhar a programação:

Instagram: @forumdaculturaufjf

Facebook: /forumdaculturaufjf