Fechar menu lateral

Projeto Operando realiza espetáculo virtual

A quarta edição do Operando acontece de maneira diferente este ano. Para continuar resgatando a tradição da ópera, considerada a obra de arte total, a Orquestra Sinfônica Pró-Música, em parceria com o coral Pró-Música, se adequou ao novo formato virtual. No dia 6 de dezembro, às 20h, o público poderá assistir aos concertos do Projeto em casa pelo canal do Youtube Orquestra Sinfônica Pró-Música /UFJF.

 

Faz parte do repertório uma importante apresentação na história do Cine-Theatro Central: a ópera Cavalleria Rusticana, do italiano Pietro Mascagni, considerada uma das primeiras composições do verismo, o realismo operístico italiano que aborda a realidade do povo comum. A ópera Carmen, do compositor francês Georges Bizet, também faz parte da programação. Devido ao caráter transgressor da protagonista, a ópera sofreu severas críticas na data de sua estreia, em março de 1875.

 

Arte de divulgação da quarta edição do Operando

Divulgação da quarta edição do Operando, que este ano será virtual.

 

Outras peças de destaque são A Flauta Mágica, As Bodas Figaro e Don Giovanni, do renomado compositor austríaco do período clássico, Wolgang Mozart, além do clássico Romeu e Julieta, composto por Charles Gounod e baseado na peça homônima de William Shakespeare. As Índias Galantes, de Jean-Philippe Rameau, também faz parte do repertório como uma ópera acompanhada de dança.

 

Todas as apresentações são antecedidas por uma palestra com o professor de história da música da UFJF, Rodolfo Valverde. Na conversa, o professor contextualiza a história da ópera e apresenta ao público o enredo de cada uma das obras escolhidas para o repertório, garantindo um melhor entendimento do gênero e, consequentemente, rompendo eventuais obstáculos à apreciação da música clássica.

 

 

OPERANDO

 

Dia:  06 de dezembro (domingo)

Horário: 20h

Local: Youtube – Canal Orquestra Sinfônica Pró-Música /UFJF