Musicamamm traz a pianista Roxane Beatriz em concerto on-line

Estrela do projeto Musicamamm desta quinta-feira, 26 de novembro, a pianista Roxane Beatriz, ex-aluna do curso de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), dá sequência à série de concertos on-line realizados pelo Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). Ela apresenta um programa baseado na obra do compositor alemão do século XIX, Johannes Brahms, interpretando a Rapsódia Op.79 – n°1 e n°2, em vídeo disponibilizado a partir das 17 horas no Canal do museu no Youtube.

Roxane fala da importância dessa série de concertos virtuais, especialmente durante a pandemia de Covid-19, por considerar a capacidade de acolhimento e renovação da arte e da cultura em geral.  “Estamos passando por um momento muito complicado e as atividades artísticas têm grande importância no sentido de nos fazer olhar para nós mesmos, enxergando as coisas boas da vida”.

A pianista diz que, apesar de tudo, temos muito a apreciar. “Todas as iniciativas artísticas que pudermos ter acesso são válidas, por trazerem aquele calorzinho no coração, nos dando esperança. A apresentação on-line é uma das formas de propiciar momentos de bem-estar, através das plataformas digitais e das redes sociais, que têm sido meios de comunicação fundamentais nesses tempos difíceis”.

Roxane Beatriz tocando piano.

Pianista Roxane Beatriz, ex-aluna do curso de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Sólida trajetória

Graduada em Piano (2015) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Roxane Beatriz tem sua área de interesse delimitada como a música contemporânea. Ao longo de sua trajetória, conquistou premiações concedidas por instituições como o Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano, em Juiz de Fora; o Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, em Diamantina; a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), ambos na capital mineira.

A jovem artista foi finalista no Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrela, em 2012, e, no ano seguinte, foi solista da Orquestra de Câmara Pró-Música no Concerto de Mozart KV 37 para piano e orquestra. O ano de 2018 foi marcado pela Menção Honrosa no 25° Concurso Nacional de Piano Professor Abrão Calil Neto, em Ituiutaba. No ano passado, foi solista da Orquestra Acadêmica da UFJF, e, atualmente, é professora no Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano.

Playlist

A agente de cultura e lazer do Mamm, Carmem Mattos, ressalta a importância de dar sequência ao Musicamamm, um projeto já tradicional, que ganha uma conotação renovadora nos dias atuais. “Estamos organizando uma playlist com as apresentações disponibilizadas no Youtube, a fim de que o público que não teve a chance de conferir no dia marcado possa aproveitá-las também posteriormente”.

Ela destaca a importância dessa playlist diante da ausência de previsão de retorno às atividades presenciais. “Queremos ocupar esse espaço virtual que se tornou tão importante neste estado de pandemia. Trata-se de um meio que está sendo melhor explorado e mais visitado, se transformando em um instrumento fundamental de divulgação do conhecimento, da arte e da cultura para um público ilimitado”.

Carmem observa ainda que o Musicamamm em sua modalidade virtual reforça as oportunidades de visibilidade para os artistas que já têm uma trajetória e apresentam um trabalho de qualidade. “Gostaria de reafirmar que o projeto vem se consolidando ao longo do tempo, e que mesmo que estejamos sem as apresentações presenciais, temos nos empenhado em manter o encontro com o público”, comenta.