UFJF lança edital para investimento no catálogo “Coleção Murilo Mendes: 25 anos”

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibiliza, por meio da Pró-reitoria de Cultura, o edital de chamamento público para a captação de recursos financeiros junto a empresas que estejam interessadas em investir na realização do livro “Coleção Murilo Mendes: 25 anos”, que marca a entrada no país das obras de arte moderna pertencentes ao poeta juiz-forano.

O catálogo se apresenta como importante meio de difusão sobre as bases que formaram o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) como o conhecemos hoje, depois de 15 anos de sua fundação. O trabalho chega também para comemorar os 60 anos da UFJF que dispõe de um dos mais importantes acervos modernistas salvaguardados em um espaço universitário brasileiro.

O livro, organizado pela pró-reitora de Cultura Valéria Faria, contém 240 páginas, com tiragem de 3 mil exemplares e lançamento pelo Selo MAMM/UFJF. O conteúdo, amplamente ilustrado, mapeia a formação da coleção Murilo Mendes, relacionando os artistas e os textos sobre eles, abrangendo o Período brasileiro, de 1920 a 1950; o Período de missão cultural, de 1952-1956; e o Período italiano, de 1957 a 1975.

Ismael Nery, Alberto Guignard, Candido Portinari, Vieira da Silva, Georges Braque, Max Ernst, Gino Severini, Pablo Picasso, Juan Miró, Victor Vasarely, Alberto Magnelli são alguns dos artistas nacionais e estrangeiros cujos trabalhos se apresentam como representativos da importante rede de sociabilidade conquistada pelo poeta no país e na Europa.  Desta coleção, poucas são as obras adquiridas, sendo a maioria ofertada a Murilo Mendes por amizade.

Em paralelo à publicação, há o projeto de realizar uma ampla exposição com os originais que compõem esse acervo, ocupando as galerias Convergência, Retratos-relâmpago e Poliedro nos dois patamares do museu. Também está prevista a realização da mostra em plataforma virtual, visando ampliar sua difusão, em face da relevância do tema e do distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

O edital é destinado a empresas públicas e privadas, que podem investir em cotas designadas como Ouro, Prata ou Bronze, dependendo do recurso disponibilizado até o total de R$ 120.000,00. Os detalhes estão explicitados no documento de chamamento público, disponível no site da Procult – Editais.

Para o pagamento, o investidor assinará “Termo de compromisso de financiamento” com a UFJF, conforme Minuta integrante do edital. A Carta de Intenção e os documentos necessários para participação no projeto deverão ser enviados a partir de hoje e até as 23:59 do dia 10 de janeiro de 2021, em PDF, para o e-mail da Pró-reitoria de Cultura (secretaria.procultura@ufjf.edu.br).