Fechar menu lateral

“Histórias e Memórias 15 anos Mamm” prepara segunda série de vídeos

A série Histórias e Memórias 15 anos Mamm chega a novembro com oito importantes depoimentos. São testemunhos que contribuem para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Museu de Arte Murilo Mendes desde a sua fundação, em 2005, revisitando relevantes momentos do processo de doação da biblioteca e da coleção de artes plásticas do escritor, que culminaram em um dos espaços museais mais reconhecidos e respeitados do país.

Para esta primeira etapa da série, foram convidados a participar o ex-ministro da Educação Murílio Hingel, as pesquisadoras Marisa Timponi e Leila Barbosa, a ex-diretora do Centro de Estudos Murilo Mendes, Neysa Campos, os ex-diretores do Museu, Nícea Nogueira e José Alberto Pinho Neves, além dos estudiosos Júlio Castañon e Edson Munck Jr., todos com suas trajetórias profissionais estreitamente ligadas ao estudo da vida e da obra do poeta.

Em cada gravação, o destaque vai para as múltiplas facetas do intelectual juiz-forano. Marisa Timponi chama atenção para a personalidade e o trabalho do escritor, “um homem que valorizou as relações pessoais, familiares, intelectuais e culturais, sempre voltado para a condição humana”. Leila Barbosa ressalta o papel de Murilo Mendes como um amante das artes, um crítico afiado, assinalando seu papel como companheiro dos grandes artistas com os quais conviveu.

 

Logo do quadro "Histórias e Memórias - 15 anos MAMM".

 

Edson Munck Jr. deixa claro suas impressões sobre aquele que considera como um dos maiores difusores do modernismo no Brasil, lembrando o papel do escritor diante da religião. Pinho Neves retomou o fato de a coleção de artes plásticas que deu origem ao MAMM ter um caráter afetivo, uma vez que poucos são os quadros que foram adquiridos pelo escritor. A maior parte foi doada ao poeta como prova de amizade.

Em seu depoimento, Nícea Nogueira colocou luz sobre a biblioteca doada à UFJF pela viúva Maria da Saudade Cortesão Mendes, ainda nos anos 1970, um legado composto de exemplares da literatura não só brasileira, mas internacional. Júlio Castañon revisitou os tempos que antecederam o MAMM, lembrando da primeira exposição no Centro de Estudos Murilo Mendes (CEMM) sobre o acervo, mostrando todo o percurso do poeta.

Em seu vídeo, Neysa Campos fala do escritor como um cidadão do mundo, a partir de suas viagens, relações de amizade, além da realização de escritos, curadorias e críticas. De sua parte, Murílio Hingel retoma os primeiros momentos para a aquisição da coleção de artes plásticas, ressaltando os esforços realizados pelo governo federal, à época do presidente Itamar Franco, egresso da UFJF, para que as obras chegassem ao Brasil.

A nova etapa de Histórias e Memórias 15 anos Mamm já está sendo preparada para exibição. Enquanto isso confira os vídeos disponíveis no canal do Museu de Arte Murilo Mendes no YouTube. Acompanhe também no Instagram (@mamm.ufjf / @procultufjf), no Facebook e nos sites do museu e da Pró-reitoria de Cultura.