Fechar menu lateral

Literatura e religião é tema do “Histórias e Memórias” com Edson Munck

O projeto Histórias e Memórias: 15 Anos MAMM” recebe hoje o depoimento do Doutor em Ciência da Religião e Mestre em Estudos Literários, Edson Munck Jr., importante pesquisador sobre a vida e obra do escritor juiz-forano Murilo Mendes. Às 17h, será publicado no canal do Youtube do Museu de Arte Murilo Mendes a conversa com o professor que faz parte da trajetória do MAMM.

Edson relembra no depoimento que Murilo Mendes surgiu em seu percurso acadêmico durante a especialização em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora.  Estudando o livro do poeta, “Tempo e Eternidade”, escrito em parceria com o autor Jorge de Lima, o jornalista deparou-se com a epígrafe da obra: “Restauremos a Poesia em Cristo”, a qual teve importância fundamental para o constante interesse em explorar mais a fundo as motivações do poeta.

 

Doutor Edson Munck, convidado do quadro "Histórias e Memórias - 15 ANOS MAMM".

Edson Munck Jr., Doutor em Ciência da Religião e Mestre em Estudos Literários

 

Desde a conclusão de sua Especialização, Edson dedicou-se a estudar os poemas murilianos da obra “Tempo e Eternidade”, buscando investigar a relação da religião e o modernismo, vigorosamente difundido por Murilo Mendes. Ele destaca que o poeta “percebia a religião como um traço componente da sua poética”, acentuando como a percepção da realidade criada nas obras do autor é feita por meio de recursos místicos, bíblicos e das tradições cristãs, mas abordando o religioso como um aspecto de contestação constante e não alienante.

Como resultado desses estudos, nasceu o livro “O verbo e o verso”, onde o convidado Edson Munck faz uma apresentação dos conceitos que envolvem o tema da religião, como mito e sagrado, e abre espaço para a discussão entre teologia, literatura e a vida de Murilo Mendes como aquele que crê mas aquele que também contesta.

O encontro com o pesquisador para conhecer outros detalhes dessa pesquisa está marcado. Confira no canal do YouTube do Museu de Arte Murilo Mendes.