“Histórias e Memórias” traz depoimento de Castañon

Pesquisador sobre a vida e a obra de Murilo Mendes, Júlio Castañon é o personagem do vídeo desta terça-feira, 20 de outubro, para a série “Histórias e memórias: 15 anos Mamm”. Com um trabalho que perpassa a Fundação Casa de Rui Barbosa, onde realizou dois livros relacionados ao juiz-forano, o estudioso desenvolveu um profundo interesse pelo universo muriliano, explorado também em sua tese de doutorado.

Permeiam a bagagem de Castañon as relações desse multifacetado intelectual com outras linguagens, incluindo a literatura, as artes plásticas e a música, constitutivas de um trabalho afinado com a produção cultural de sua época. Sempre atento às publicações em torno da obra do escritor, tanto na Cosac Naify quanto na Companhia das Letras, realizou grandes contribuições para a divulgação em torno do poeta.

Castañon está intimamente ligado ao Centro de Estudos Murilo Mendes e ao Mamm, primeiro como visitante e consulente dos acervos arquivísticos e bibliotecas, e mais tarde como presença marcante nas realizações de ambas as casas. Com o passar do tempo, o convidado desta edição transformou-se em respeitado expert sobre o escritor local que ganhou as terras estrangeiras e se impôs como cidadão do mundo.

Foto do poeta Murilo Mendes de perfil.

Poeta Murilo Mendes.

Ele relembra a mostra que marcou o centenário de nascimento de Murilo Mendes, em 2001, quando a coleção de artes plásticas foi exposta, assim como documentos e livros que mostravam o percurso de vida e da obra do poeta. Um ponto importante dessa comemoração foi a parceria com instituições como a Casa de Rui Barbosa, o Instituto de Estudos Brasileiros da USP e a Biblioteca da UFMG, além de colecionadores particulares.

Ele ressalta a excelência do Mamm e seu precioso conjunto de arte moderna, biblioteca e arquivo, que continuam sendo acrescidos de novas coleções. “É importante observar que todo este material está muito bem conservado, e que, além de todas as atividades desenvolvidas, trata-se de um ponto de encontro, estudos e consultas sempre aberto ao público”, diz, referindo-se também à relevância do prédio da Rua Benjamin Constant, projetado por Décio Bracher.

Assista ao vídeo completo no Canal do Museu de Arte Murilo Mendes no YouTube (abre em nova janela).