Prêmio Janelas Abertas está com inscrições abertas

Neste momento, em que o tempo se dilui em preocupações que evidenciam a fragilidade dos seres humanos, faz-se necessário que a cultura seja um mecanismo capaz de conectar a todos, mesmo à distância, extrapolando seu lugar usual para ocupar a posição essencial de aproximação entre aqueles que se ressentem do afastamento social. Além das práticas normais de entretenimento, reflexão e transcendência, a cultura alcançou o patamar de companhia diária imprescindível, expandindo a experiência artística a um nível antes improvável. A emoção do olho no olho, fundamental, dá lugar agora a novos horizontes e suas múltiplas possibilidades.

Em função do contexto da necessidade de distanciamento social causado pelo impacto da pandemia de COVID-19 no setor cultural, é hora de olhar além e abraçar outros espaços possíveis. É tempo de enxergar a oportunidade de crescimento e expansão que o momento proporciona. Contra as incertezas que se configuram, a Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lança um novo instrumento de incentivo, divulgação e engajamento cultural: o Prêmio Janelas Abertas.

Através desta ação, a PROCULT, por meio de seus órgãos executores, pretende colaborar para o bem-estar social e a qualidade de vida; contribuir para a formação de público local e regional; incentivar pesquisas e manifestações artísticas; democratizar espaços culturais da UFJF; permitir o envolvimento e a integração entre a universidade e a comunidade interna e externa; valorizar a cultura, a classe artística e a economia criativa na manutenção e na visibilidade de suas atividades.

As inscrições tiverem início no dia 15/09 e vão até dia 26/10. Confira todas as informações no site oficial do Prêmio Janelas Abertas.