Fechar menu lateral

Workshop aborda, no IAD, Legado dos Beatles 

 

Tido como o mais impactante agente musical e cultural do século XX, o lendário grupo inglês The Beatles é alvo, nesta terça-feira, do workshop que o professor Luiz Otávio Damasceno Pinheiro, da Pontíficie Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, realiza no anfiteatro do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, que tem inscrições on-line e gratuitas até amanhã, acontece a partir de uma parceria entre a Diretoria de Inovação e a Pró-reitoria de Cultura.

Com início às 9 horas e término previsto para as 12 horas, o workshop intitulado “Legado dos Beatles – nove anos de música” traz em seu programa importantes considerações sobre comportamento, business e inovação. Ao abordar a carreira do conjunto, o professor relata uma breve história da banda, pontos significativos do projeto (milestones), influências recebidas, fatores de sucesso e o diferencial que fez dos quatro virtuoses de Liverpool um fenômeno que permanece mais de meio século depois.

Ressaltando as mudanças no comportamento social dos jovens, principalmente nos anos 1960, Pinheiro, que coordena e ministra o curso “Beatles: História, arte e legado”, na PUC/RJ, analisa o impacto do grupo no visual e nas atitudes, o Efeito Halo junto aos fãs, os estados alterados de consciência, a influência na música brasileira e a sua inserção na contracultura, além da busca de novas formas de manifestação.

No tópico “Business”, são vistas questões como a economia da atenção, o novo modelo de negócios, o método de Godet, condicionantes do futuro, a marca Beatles e ícones, apresentação de matriz e casos. No item “Beatles e o legado musical”, o professor passeia pelos clássicos a partir da memória coletiva, o mecanismo de formação, o acrônimo Erip, inspiração e influência, até chegar a clusters ilustrativos e exemplos.

Caráter inédito

Na apresentação do curso integral ministrado nas dependências da PUC/Rio, a coordenação assinala o fato de, em 2019, quando as atenções se voltam para a comemoração dos 50 anos do “Show do Terraço” e do lançamento do “Álbum Branco”, tornar-se natural e oportuna a realização de uma nova edição do curso “Beatles: História, arte e legado”, que já tem paralelos na Inglaterra e nos Estados Unidos

Na UFJF, o professor Pinheiro traz um recorte de três horas do curso que começou em abril e vai até agosto, com aulas às quintas-feiras, das 19h às 22h. O workshop a ser apresentado no IAD oferece o mesmo caráter de ineditismo da abordagem na PUC/RJ, por analisar as feições de negócios que se deixam entrever em uma história musical que revolucionou o modo de ser e de pensar de inúmeras gerações, com um legado que abrange inúmeros segmentos.

Clique para se inscrever aqui

 

 

Serviço

Workshop: “Legado dos Beatles – nove anos de música”

Data: 21 de maio

Horário: Das 9h às 12h

Local: Anfiteatro IAD

Endereço:  Campus UFJF, bairro São Pedro

Outras informações: 2102-3435 (Critt) e 2102-3964 (Procult)