Procult e RU lançam concurso de pintura mural com premiação de R$ 3 mil para alunos da UFJF

ru centro

A Pró-reitoria de Cultura, em parceria com o Restaurante Universitário, está organizando o concurso Pintura Mural, para seleção de artista e/ou coletivo que realizará uma pintura artística nas paredes frontal e lateral do RU-Centro sobre o tema Diversidade. O objetivo deste concurso é o incentivo à arte, buscando a valorização dos espaços da instituição e a reflexão em torno do tema proposto.

A seleção é aberta a alunos regulares matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação da UFJF. Coletivos artísticos podem se inscrever, desde que pelo menos um de seus integrantes seja estudante na Universidade. O concurso irá premiar o vencedor com R$ 3 mil, descontados os impostos. Caso a proposta selecionada tenha sido apresentada por um coletivo, no máximo três pessoas poderão ser indicadas para dividir igualmente o prêmio, com o valor de R$ 1 mil para cada uma.

Além de versarem sobre o tema Diversidade, todas as propostas deverão ser inéditas e criadas exclusivamente para o espaço determinado pelo concurso. A pintura deverá cobrir toda a área das paredes, que têm as seguintes dimensões: frente de 346 cm x 640 cm (três metros e centímetros de altura por seis metros e quarenta centímetros de largura) e lateral também de 346 cm x 640 cm (três metros e quarenta e seis centímetros de altura por seis metros e quarenta centímetros de largura).

O projeto para a realização da pintura deverá ser apresentado nas dimensões 42 x 19 cm cada, em formato proporcional ao espaço das paredes frontal e lateral do RU-Centro, em cores e em qualquer técnica de ilustração, digital ou manual, desde que corresponda fielmente à pintura a ser realizada no local.

A Comissão Julgadora do concurso é formada pela pró-reitora de Cultura, Valeria de Faria Cristofaro, pela coordenadora do Restaurante Universitário, Adriana Abreu, pelo professor do Instituto de Artes e Design e diretor do Museu de Artes Murilo Mendes (MAMM), Ricardo Cristofaro, e pelo artista plástico Paulo Alvarez.

Confira o edital – Pintura Mural

Concurso Pintura Mural

Inscrições: de 22 de outubro a 9 de novembro de 2018, na Secretaria da Pró-reitoria de Cultura, das 8h às 18h.

O candidato deverá entregar seu projeto original em envelope lacrado, no qual também deverá estar o formulário de inscrição preenchido (Anexo I do Edital).

No ato da entrega da proposta o aluno (individual ou membro do coletivo) deverá apresentar seu comprovante de matrícula.

Outras informações:

Pró-reitoria de Cultura – 2102-3964 e 2102-3965