Fechar menu lateral

Pró-reitoria de Cultura abre inscrições para ocupação artística do Espaço Reitoria e da Galeria Renato de Almeida

A Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está lançando editais para ocupação artística do Espaço Reitoria, no campus, e da Galeria Renato de Almeida, do Centro Cultural Pró-Música/UFJF, em 2016. As inscrições, que poderão ser realizadas de 1º a 18 de março, são abertas a artistas nacionais e estrangeiros residentes há mais de três anos no Brasil, além de instituições culturais e curadores.

A seleção será realizada, em cada espaço, por uma comissão própria designada pela Pró-reitoria, formada por docentes do Instituto de Artes e Design da UFJF e profissionais de destaque na área – além de membros da diretoria do Centro Cultural Pró-Música/UFJF, no caso específico da avaliação de propostas de ocupação da Galeria Renato de Almeida.

Os interessados devem ler o edital referente a cada espaço, preencher as fichas de inscrição disponíveis na página da Pró-reitoria de Cultura – https://www.ufjf.br/procult/ – e encaminhar portfólio contendo currículo, fotos dos trabalhos a serem expostos e projeto da exposição. Após a seleção, a Procult definirá os períodos de realização das exposições.

 

=> Baixe aqui o Edital_Galeria Renato de Almeida_2016 e a Ficha de Inscrição_Galeria Renato de Almeida_2016.
=> Baixe aqui o Edital_Espaço Reitoria da UFJF_2016 e a Ficha de inscrição_Espaço Reitoria_UFJF.

 

Democratização

Localizado no Campus da UFJF, no prédio central, o saguão da Reitoria – hoje Espaço Reitoria – se consagrou como um relevante espaço para realização de mostras de artes plásticas ou visuais, integrando-se às ações de democratização do acesso aos espaços culturais da Universidade por parte dos produtores de Juiz de Fora e artistas em geral. Várias exposições têm sido realizadas no local, levando arte e beleza para a comunidade acadêmica e para o público em geral. No final de 2015, o Espaço Reitoria foi um dos locais participantes do primeiro Circuito Arte Atual Juiz de Fora, realizado pela Procult.

 

Referência
Com 120 metros quadrados, a Galeria Renato de Almeida, instalada no foyer do Teatro Pró-Música, é referência há 41 anos no circuito de artes visuais de Juiz de Fora. Alguns dos principais nomes da história recente das artes plásticas na cidade já expuseram suas obras no local, dentre os quais destacam-se Arlindo Daibert, Eliardo França, Dnar Rocha, Henrique Lott, Claro de Campos, Renato Sthelling, Décio e Carlos Bracher. O nome da galeria é uma homenagem ao artista juiz-forano Renato de Almeida (1921-1980), que ali também realizou mostras individuais e coletivas.

 

Inscrições abertas para o Edital de ocupação artística da Galeria Renato de Almeida
• De 1º a 18 de março, na Secretaria do Centro Cultural Pró-Música (Av. Rio Branco 2.329, Centro – Juiz de Fora).
• Inscrição via postal deve ser encaminhada até o dia 18 de março (data da postagem), para a secretaria do Centro Cultural Pró-Música/UFJF (Av. Rio Branco 2.329, Centro, Juiz de Fora) contendo no envelope a identificação: GALERIA RENATO DE ALMEIDA – Edital 2016.
• Formulário de inscrição disponível em https://www.ufjf.br/procult/.

 

Inscrições abertas para ocupação artística do Espaço Reitoria
• De 1º a 18 de março, das 10h às 17h, na Pró-Reitoria de Cultura (Campus da UFJF).
• Inscrição via postal deve ser encaminhada até o dia 18 de março (data de postagem) para Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário, Bairro São Pedro – CEP: 36036-900 – Juiz de Fora – MG. (No envelope, deverá constar: ESPAÇO REITORIA UFJF – Edital 2016).
• Formulário de inscrição disponível em https://www.ufjf.br/procult/.

 

Mais informações:
Pró-reitoria de Cultura: (32) 2102-3964
Centro Cultural Pró-Música/UFJF: (32) 3218-0336