Nota à comunidade – Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

O Supervisor do Centro Cultural Pró-Música/UFJF, juntamente com a Pró-Reitora de Cultura desta Universidade informam, com pesar, o cancelamento, por tempo indeterminado, da realização da vigésima sexta edição do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.
Esta não seria a primeira vez que a Universidade Federal de Juiz de Fora realizaria, juntamente com a família Sousa Santos, uma edição do Festival. A 23ª, 24ª e 25ª edições do evento, realizadas nos anos de 2012, 2013 e 2014 foram coordenadas pela UFJF em parceria com o Centro Cultural Pró-Música (que se encontrava em processo de incorporação à Universidade), em uma conjuntura econômica favorável, diferente da atual, marcada por rigorosos cortes orçamentários.
Diante da deflagração da greve dos servidores técnico-administrativos em educação da UFJF, o órgão suplementar Centro Cultural Pró-Música, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, viu-se diante da necessidade de cancelamento desta edição do Festival por tempo indeterminado. Tal atitude baseia-se na impossibilidade de contar com a infraestrutura necessária à realização do evento, como o Restaurante Universitário (que vem oferecendo nas últimas edições a alimentação aos alunos bolsistas do Festival), dos serviços de transporte da UFJF (utilizados para o transporte diário dos professores e alunos durante a realização do Festival, e, também, para recepcionar os professores e artistas convidados em cidades próximas e aeroportos – regional e vizinhos), bem como dos serviços estruturais e operacionais desempenhados por servidores técnico-administrativos das unidades envolvidas na realização do Festival.
Todas as atitudes tomadas, tanto pela supervisão do Centro Cultural Pró-Música/UFJF quanto pela Pró-Reitoria de Cultura, refletem o compromisso da Universidade Federal de Juiz de Fora com a excelência da Cultura e com os valores morais e éticos, essenciais ao trato com o dinheiro público.
O Supervisor do Centro Cultural Pró-Música, em tempo oportuno, divulgará a retomada das atividades do órgão suplementar, tão logo o processo de incorporação à Universidade esteja concluído.
O novo site do Centro Cultural Pró-Música/UFJF está em processo de formulação e será disponibilizado em breve. Já o endereço institucional do órgão foi alterado e passa a ser secretaria.promusica@ufjf.edu.br.

Pró-Musica/UFJF
Pró-Reitoria de Cultura – Universidade Federal de Juiz de Fora.