Projeto Leitura no Campus aproxima público infantojuvenil da literatura

Nova realização da Pró-reitoria de Cultura estreia no próximo dia 13 de outubro

Foto - Leitura no Campus

Apresentar e disseminar o mundo fantástico da literatura para crianças e adolescentes. Esta é a proposta da Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Faculdade de Pedagogia e o Centro de Difusão do Conhecimento (UFJF). Em mais um projeto de aproximação com a comunidade e democratização do acesso à cultura, o Leitura no Campus visa a proporcionar o acesso a livros de diversos gêneros literários e promover ações variadas de incentivo à leitura, voltadas para as crianças e seus familiares.

Com organização do pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, e da professora do curso de Pedagogia Suzana Lima, além do apoio da coordenadora do Centro de Difusão do Conhecimento, Adriana de Oliveira, o Leitura no Campus vai disponibilizar mais de 600 títulos infanto-juvenis para crianças entre 03 e 12 anos. A estreia do projeto acontece no domingo, 13 de outubro, entre 10h e 13h, nos jardins do Centro de Vivência.

O Leitura no Campus é uma alternativa de lazer para crianças. A principal motivação do projeto é mostrar que a leitura pode ser um hábito prazeroso, fugindo do espaço escolar e oferecendo um ambiente aconchegante e lúdico, que integre leitura e natureza. Os livros estarão pendurados, por meio de elásticos, como se fossem frutos das árvores. Em volta, tapetes e almofadas para produzir um espaço confortável e convidativo à prática de ler. Os frequentadores podem escolher aquele livro que mais lhes agrada e saborear as delícias de seu imaginário. Quatorze monitores, bolsistas do curso de Pedagogia, estarão acompanhando a sessão de leitura, auxiliando os leitores no que for necessário.

“A leitura literária abre espaços para o diálogo entre o vivido e o sonhado, incita o pensamento crítico e inventivo, explora a mente e é capaz de construir novos desafios para a sociedade”, ressalta a professora Suzana, acrescentando que, no universo literário, qualquer um é livre para se entregar às fantasias e viajar por suas próprias realidades. Liberdade, inventividade e imaginação são próprias da infância, e também do exercício da literatura. Essa é uma vertente que aproxima a leitura ficcional das crianças, e oferecê-la de modo agradável é torná-la um hábito prazeroso. A ideia é trazer a leitura como uma forma de lazer, de fuga do cotidiano. É seduzir a criança com o livro e deixá-la encantada com esse universo. Para Suzana, o projeto representa o desejo de estreitar a relação das crianças e suas famílias com os livros e, por meio dessa experiência, ampliar as vivências com o literário, o estético, o lírico. “Serão momentos agradáveis com histórias magníficas para ler, reler, ver, sentir, guardar, amar”, diz.

O pró-reitor Gerson Guedes acredita que “esta é uma oportunidade de aproximação entre comunidade e universidade, que oferece ao público infantojuvenil, no lúdico e no lazer, o despertar para a leitura”.

Ampliando a colheita

O projeto tende a se expandir com a integração de outras atividades. Além de oferecer a leitura de livros, ações como os Momentos de Leitura visam à integração dos leitores, privilegiando a leitura em voz alta, por fruição. Atividades de contação de histórias irão proporcionar o contato com a beleza das palavras, dos sons e dos sentidos. A forma lúdica de contar histórias desperta emoções e é capaz de transportar os ouvintes ao mundo da fantasia. Também serão realizadas rodas de conversas com autores e ilustradores, diminuindo o espaço entre o físico e o imaginário. Já estão confirmadas as datas dos próximos domingos de leitura: 17 de novembro e 08 de dezembro.

O Leitura no Campus conta ainda com o apoio da Secretaria de Comunicação (Secom) da UFJF, da Biblioteca Universitária e do Laboratório de Alfabetização.

Leitura no Campus

Dia 13 de outubro, de 10h às 13h, nos jardins próximos ao Centro de Vivência, no Campus da UFJF.

Mais informações:

Pró-reitoria de Cultura: (32) 2102-3964 / (32) 2102-3965 – cultura.ufjf@gmail.com