Fechar menu lateral

Projeto Luz da Terra divulga resultado para ocupação do Central

Comissão de Seleção amplia cessão de datas do cine-teatro para 15

O Projeto Luz da Terra já conhece o resultado do seu primeiro processo seletivo para ocupação do Cine-Theatro Central. Após avaliação das 23 propostas inscritas, a Comissão de Seleção – presidida pelo pró-reitor Gerson Guedes – divulgou hoje a lista dos aprovados, com uma surpresa: foram selecionados 15 projetos, e não dez, como estava previsto no edital. De acordo com o pró-reitor, a ampliação da disponibilidade de datas para apresentação no Central deveu-se à qualidade e à variedade das propostas apresentadas, que contemplam diferentes linguagens e modalidades artísticas.

“Apesar do pouco tempo de divulgação, foi surpreendente a participação e a seriedade dos projetos inscritos”, avaliou Gerson Guedes, um dos idealizadores do Luz da Terra. O interesse de artistas e grupos culturais de Juiz de Fora por esta primeira edição atendeu a expectativa, concorda Wanderlei Faini, auxiliar administrativo do cine-teatro. Segundo ele, todos aceitaram muito bem as novas condições para apresentação no Central, introduzidas pelo projeto, como a reserva de 10% de ingressos para escolas públicas e instituições filantrópicas e o teto de R$ 25 no valor do ingresso, que conferem um caráter social ao Luz da Terra.

De forma equilibrada, as áreas mais representadas na seleção são as de balé, teatro e música, porém, com modalidades bem diversas de espetáculos. Dentre os aprovados, há teatro adulto de comédia, teatro infantil, monólogo, festival de dança, show de música gospel, de rock, MPB, dança clássica e contemporânea. As propostas foram avaliadas a partir de critérios como qualidade do projeto e importância artístico-cultural para a cidade, extensão social e cultural, originalidade e ineditismo, equipe técnica e estratégias de investigação.

Além dos 15 aprovados, foram divulgados dois projetos classificados como suplentes, que poderão vir a ser contemplados com datas, se houver alguma desistência entre os selecionados. Todos os projetos devem ser realizados até dezembro de 2013, com possibilidade de prorrogação para 2014, desde que, em função da agenda de eventos do Cine-Theatro Central, não seja possível conciliar as datas requisitadas por todos os selecionados ao longo de 2013.

Oportunidade

O Projeto Luz de Terra foi lançado com o objetivo de abrir as portas do Cine-Theatro Central para realizadores locais com apresentações teatrais, musicais e de dança, entre outras atividades artísticas, e assim incentivar a produção cultural e estimular sua popularização. O título é uma referência ao ator e jornalista Robson Terra, falecido em 10 de abril de 2012, aos 57 anos, um entusiasta do teatro em Juiz de Fora. Para o pró-reitor Gerson Guedes, o projeto representa uma oportunidade para os talentos locais apresentarem seus trabalhos numa casa de prestígio e visibilidade como o Central – além de patrimônio histórico-cultural nacional –, bem como para o público juiz-forano que, através de um projeto social, tem a possibilidade de conhecer esse espaço e ter acesso a produções artístico-culturais.

 

PROJETO LUZ DA TERRA – Edital 001/2013

PROCULT/UFJF

 

APROVADOS (POR ORDEM DE INSCRIÇÃO):

002 – Proponente: Paulo Cesar de Resente

“Me engana que eu gosto”

003 – Proponente: Danielle Marie Villela Eiras Uhebe

“A Bela e a Fera”

004 – Proponente : Nilza Bandeira James

“Chá de Sumiço”

006 – Proponente: Itamar Luis F. Maini

“Icarus in concert”

008 – Proponente : Wagner Trindade da Silva

“Festival de Dança Movimente”

009 – Proponente: Ventura Braga e Beatriz Cimino Ltda

“O poetinha”

010 – Proponente : Luiz Cláudio Ramos

“O filho da mãe”

012 – Proponente: Luis Davi Pereira de Assis

“Adorar-te”

014 – Proponente: Myrian Tereza Mockdece Lacerda

“Suite O lago dos Cisnes” e “Ismos para entender a arte”

015 – Proponente: Alex Martins Monteiro

PONTO GG: “Tudo que você sempre quis saber sobre sexo e nunca teve um

comediante para explicar”

016 – Proponente: Edmarcia Alves de Andrade

“Clitemnestra”

017 – Proponente: Corpus Núcleo de Dança

“ZOOM” e “Mary Poppins”

019 – Proponente: Vicente Augusto Cimino

“Orquestra Sinfônica Mário Vieira – Lançamento do 1º Cd”

021 – Proponente: Teatro de Quintal

“Meus homens de A a Z”

023 – Proponente: Estevão Couto Teixeira

“Estevão Teixeira – em música”

 

SUPLENTES:

001 – Proponente: Carolina e Marta Vest. Ltda

“Amazônia Majestade do Mundo”

005 – Proponente: Elenize Aparecida da Silva Freitas

“A Bela e a Fera”

 

Outras informações:

Cine-Theatro Central: (32) 3215-1400

Pró- Reitoria de Cultura:  (32) 2102-3964

E-mail: secretaria.procultura@ufjf.edu.br