Coletivo Cultural leva 35 jovens de escola pública para visita ao MAMM

Na manhã desta terça-feira, 14, os estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Ali Halfeld inauguraram o Projeto Coletivo Cultural, lançado pela Pró-reitoria de Cultura. O ônibus disponibilizado para o translado dos adolescentes da escola até o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) chegou ao local às 9h. O projeto não poderia ter começado em momento melhor, pois esta semana, além da comemoração do aniversário do patrono do Museu, o poeta juiz-forano Murilo Mendes,também é celebrada a Semana dos Museus.

Os estudantes foram recepcionados pelos funcionários de arte-educação do MAMM, pela diretora Nícea Helena Nogueira e pelo pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes. Depois de dadas as boas-vindas aos 35 jovens, foi feita uma divisão do grupo para início da visita às exposições em cartaz: Murilo Mendes – O passeante moderno dos museus, Homenagem a Kounellis e o recorte da 30a Bienal de São Paulo, A iminência das poéticas.

Para Gerson Guedes, a realização do projeto é uma satisfação pessoal. “Ver as coisas acontecendo, saindo do papel é um fato muito motivador. Chegar aqui e ver que esses adolescentes estão interagindo, é muito satisfatório. Estamos dando o primeiro passo para a formação deste público”, comenta. Nícea vê o museu como um espaço público que precisa ter acesso garantido a toda população. Para tanto, acredita que, com o Coletivo Cultural funcionando, essa oportunidade de contato com a arte e a pintura é ampliada.  A diretora acredita que “esse projeto vem atender a essa democratização de público que é uma das prioridades do museu, além de proporcionar uma ampliação da visão de mundo destes estudantes”.

Uma nova experiência

Para a maioria dos estudantes que participaram do coletivo, essa foi a primeira visita a um museu. A professora de Artes Maria Inez Moyses comentou sobre a dificuldade de transportar os alunos, sem a iniciativa do Coletivo Cultural: “Com este projeto, a gente vem concluir o objetivo maior de nós, professores, que, na minha opinião, não é formá-los artistas, mas despertar o interesse pela arte. E é só convivendo com ela que este interesse vai ser despertado. A Pró-reitoria de Cultura está realizando tudo o que a gente espera, os alunos estão saindo encantados daqui. Então abriu uma porta para que busquem a arte por eles mesmos”.

Para a monitora do setor de Arte-Educação do MAMM Luísa Affonso, a oportunidade oferecida a estes estudantes proporciona um aprendizado também para ela. A experiência do primeiro contato com a arte é fundamental para sua formação, no entanto essa primeira visita tem caráter de estar em contato com o novo. Ela gosta de “perceber como o outro vê a obra, como as crianças leem estas obras de arte, e a espontaneidade que eles apresentam ao ver uma imagem me encanta”, diz.

Durante a apresentação, foi possível perceber a participação ativa dos estudantes, incitada pelos monitores. Para os adolescentes Lhais Attaid, Quezia Campos, Brenda Raynn e Pedro Paulo Carvalho (15 anos), a parte que mais chamou a atenção foi a exposição do fotógrafo Holandês Hans Eijkelboom, que faz parte do recorte da 30a Bienal de São Paulo. Sobre ela, Pedro diz que “as fotografias mostram como a gente se veste, e dá pra gente se identificar ali; por isso foi o que eu mais gostei”. Esse trabalho agrupa fotos de pessoas de sexo e idades diferentes, que se vestem da mesma forma, o que aproxima a relação entre individual e coletivo.

Para Hadassa Ester (15), as obras de César Brandão foram as que mais chamaram sua atenção, pela diferença dentre as demais. O artista, a partir de um molde, funde peças de alumínio em série. O resultado final são reproduções que representam o original sem desfazer das características próprias.

Ao comentar a experiência da visita, Leandro dos Santos (14) diz que achou as obras muito interessantes: “Eu nunca tinha pensado que ia conhecer [o MAMM] e nem que tivesse tanto valor cultural. A gente passa por aqui e não sente vontade de entrar, mas depois que você vem e conhece, quer voltar mais vezes. Achei ótima a oportunidade de ter um ônibus à disposição pra poder sair da escola, e isso tem que continuar, porque às vezes a gente chega sem interesse nenhum e quando tem uma coisa boa assim dá vontade de continuar e voltar”.

Próximas paradas

A Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, do bairro Santa Terezinha, será a próxima a realizar a visita ao Museu, na quinta-feira, dia 16. A escola levará duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde.

O Coletivo Cultural está à disposição das escolas públicas de Juiz de Fora, todas as terças e quintas, das 9h às 10h30 e das 14h30 às 16h30. As escolas públicas municipais e estaduais recebem mensalmente a programação do museu e podem agendar datas para a visita no setor de Ação Educativa do MAMM no telefone (32) 3229-7621.

Texto: Luzya Marxiellen

Fotos: Ana Marina