Pró-reitoria de Cultura abre edital de ocupação do Cine-Theatro Central para artistas de Juiz de Fora

Projeto Luz da Terra pretende incentivar a produção e democratizar o acesso à cultura

Com o objetivo de abrir as portas do Cine-Theatro Central para realizadores locais com apresentações teatrais, musicais e de dança, entre outras atividades artísticas, e assim incentivar a produção cultural e estimular sua popularização, a Pró-reitoria de Cultura da UFJF está lançando o Projeto Luz da Terra.  O título é uma referência a Robson Terra, ator e jornalista falecido há um ano, em 10 de abril de 2012, aos 57 anos, que foi um dos maiores entusiastas do teatro em Juiz de Fora. Além da homenagem ao artista, o nome Luz da Terra simboliza as luzes do palco iluminando os artistas da nossa terra, como explica o pró-reitor de Cultura e um dos idealizadores do projeto, Gerson Guedes.

O projeto cede dez datas para grupos e artistas locais se apresentarem no Central em 2013, a serem selecionados por uma comissão designada pela Pró-reitoria. Cada grupo ou artista poderá pleitear uma data na agenda. Caso a apresentação seja com entrada franca, é garantida a isenção da taxa de ocupação do Central. Em caso de cobrança de ingresso – cujo valor máximo deve ser R$ 25 – os produtores devem pagar uma taxa mínima de ocupação. O projeto é também social, pois, obrigatoriamente, 10% dos ingressos do espetáculo serão destinados a escolas públicas e instituições filantrópicas.

Se uma palavra pudesse sintetizar o Luz da Terra, segundo Gerson Guedes, esta seria “oportunidade”. O Cine-Theatro Central, lembra o pró-reitor, é uma casa histórica, e um patrimônio da cidade e do país. Uma casa de espetáculos de grande visibilidade nacional. Ou seja, é a oportunidade de grupos exclusivamente locais mostrarem seu trabalho em um espaço, que, de acordo com o auxiliar administrativo do teatro, produtor cultural e também idealizador do projeto, Wanderlei Faini, expõe, soma, aprimora e, principalmente, desafia os artistas e seus trabalhos.

Também é a oportunidade de pessoas que nunca foram ao teatro conhecê-lo e entrar em contato com a arte em suas diversas modalidades.  Para Gerson Guedes, a cultura é o elemento que transita por todas as vias de cidadania, incluindo educação e acessibilidade. E a UFJF é responsável por isso também: “Universidade também é diversidade e deve abraçar a todos”, afirma o pró-reitor.

Processo seletivo

As inscrições para o projeto são gratuitas e serão realizadas exclusivamente de 15 a 30 de abril de 2013, em dias úteis, de 9h às 17h, na secretaria do Cine-Theatro Central, na Praça João Pessoa, no Calçadão da Rua Halfeld. Poderão participar do Projeto Luz da Terra artistas, grupos, companhias e empresas que estejam sediadas há no mínimo três anos na cidade. O processo seletivo ocorrerá no prazo máximo de 15 dias após o encerramento das inscrições.

De acordo com Gerson Guedes, presidente da Comissão de Seleção, a Banca contará com nomes tradicionalmente envolvidos na cultura municipal, mas também promete algumas surpresas. Os examinadores levarão em conta alguns aspectos específicos, dentre eles, a qualidade artístico-cultural, originalidade, estratégias de divulgação, entre outros.  A documentação necessária e outras informações sobre as inscrições e o processo seletivo estão especificadas no edital, disponível no site www.theatrocentral.com.br .

Outras informações:

Cine-Theatro Central: (32) 3215-1400