Fechar menu lateral

Brasil e Haiti – Muito mais que relações diplomáticas: Novos olhares sobre uma Nação

Mostra fotográfica Haiti (Re)Construção, assinada pelo jornalista Luciano Teixeira, estará no saguão da Reitoria a partir do dia 14.

 

O Saguão da Reitoria da UFJF, no campus, recebe a primeira mostra fotográfica do ano. Trata-se da exposição Haiti (Re) Construção, do repórter da TV Integração Luciano Teixeira. Ele produziu as fotos no ano passado, durante viagem profissional ao Haiti. Foram 15 dias de estadia no país e 1.100 fotos, produzidas durante o tempo livre do jornalista. A intenção era registrar sua passagem pelo Haiti destacando lugares, objetos, situações únicas daquele Estado e as características mais marcantes do povo haitiano. Do total de fotos, 46 foram escolhidas para compor a mostra.

Olhares fortes e expressivos. Expressões corporais dos haitianos. Histórias de lugares e os eventos únicos que marcam o Haiti. As imagens não retratam apenas situações de conflito e guerra, mas apresentam o que Luciano classificou como o colorido do país, encontrado nas roupas, na decoração das casas, nos mercados e na própria bandeira do país. Algumas das fotos evidenciam o olhar pessoal do jornalista, e outras carregam a chancela de imagens fotojornalísticas, resultado da experiência do repórter no campo da comunicação em áreas de conflito e mediações de paz. As observações e as análises feitas pelo repórter possibilitaram conclusões diferentes das que o senso comum apresenta em relação ao Haiti.

Desconstruir para reconstruir

Parece estar no imaginário popular uma visão um tanto quanto estereotipada das reais condições em que o Haiti se encontra. Dados básicos e os principais indicadores econômico-comerciais 2012 do Haiti, disponibilizados pelo Ministério das Relações Exteriores, apontam que o país localizado no mar do Caribe apresenta um dos piores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo e ocupa a 137ª posição no ranking das economias mundiais. Nos últimos anos, sofreu catástrofes naturais que acentuaram questões políticas e sociais.

Contudo, não são somente a miséria e as condições precárias que caracterizam o país. Quem observar a mostra Haiti (Re) Construção unicamente com este olhar pode surpreender-se. Assim como o próprio Luciano se surpreendeu. “Eu esperava encontrar um país destruído e encontrei um país rico.”

A riqueza a que Luciano se refere está no olhar das pessoas, no modo como elas encaram a vida. Para ele, a alegria do povo haitiano é muito semelhante à dos brasileiros. “O caos e a pobreza não caracterizam o Haiti”, diz Luciano. “O povo vê a vida de uma forma muito positiva”. Para ratificar essa alegria, Luciano conta sobre os brasileiros que vão trabalhar na Embaixada do Brasil no Haiti e querem ficar mais que o tempo indicado, que é de dois anos, por se sentirem contagiados com o modo de viver do povo haitiano.

Um povo elegante. Um lugar onde as mulheres, acostumadas a levar cestos sobre a cabeça, caminham de forma esguia, tal qual modelos de passarela fariam. Um lugar em que as crianças vão para as escolas de forma impecável, e revelam grande orgulho por estudar. Um povo que tem uma rica tradição histórica e cultural. O Haiti foi o primeiro país da América Latina a declarar independência e assim se tornar a primeira República Negra das Américas. Estas são as imagens que compõem a mostra. Um povo que apesar das adversidades, sobrevive. Um país pobre de pessoas “ricas”.

A reflexão e a proposta prática que esta exposição traz é a desconstrução da imagem que comumente o Haiti tem. A intenção se torna clara no trabalho de Luciano, que direciona o olhar do público para um novo cenário, até então desconhecido. As fotografias representam a construção de novos signos, que ajudam a fortalecer a ideia expressa no nome da exposição: Haiti (Re) construção. Para os haitianos, uma questão estrutural, física. Para nós, brasileiros, cultural.

Uma viagem antropológica

O jornalista Luciano Teixeira, especialista em Comunicação em Áreas de Conflito e Mediação da Paz pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, recebeu o convite para ir ao Haiti em outubro de 2012, durante reportagem que realizou com o 10º Batalhão de Infantaria em Juiz de Fora, em que cobriu o treinamento das tropas de Minas Gerais que iriam para o Haiti. A partir do convite, foram dois meses de planejamento com a TV Integração, que exibiu nove reportagens feitas por ele e o repórter cinematográfico Humberto Campos durante os 15 dias em que permaneceram no país. Além de cobrir o embarque dos soldados que foram para o Haiti, a sede do governo e mostrar o povo e a cultura haitiana, o repórter destinou um tempo para outra atividade: o registro fotográfico do país, que resulta na Exposição Haiti (Re) Construção.

Haiti (Re) Construção

Abertura: 14 de Março, a partir das 20 horas.

De 14 de março a 15 de abril

Saguão da Reitoria da UFJF – Rua José Lourenço Kelmer, s/n – Campus Universitário.

Visitação de segunda a sexta, das 07às 23 horas, e sábado, das 08 às 14 horas.

Entrada franca.