Kátia, documentário de Karla Holanda, chega ao MAMM

Contemplado pelo Prêmio Petrobras de Cultura, longa da professora da UFJF retoma a trajetória da travesti Kátia Tapety, vereadora por três vezes e vice-prefeita em duas gestões no Piauí

Primeira travesti a entrar para a política brasileira, Kátia Tapety vence as fronteiras de sua pequena cidade natal, no sertão do Piauí, e ganha o mundo nas asas do documentário de Karla Holanda, professora do curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na próxima quarta-feira, dia 19 de dezembro, Kátia, o longa-metragem, dá sequência ao projeto Cinemamm, idealizado para inserir a produção cinematográfica e suas diferentes propostas no espaço do Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). Com sessão marcada para as 20 horas, o filme vem de uma longa jornada, com passagens pelas edições 2012 da Mostra Internacional de São Paulo e dos festivais Mix Brasil de Cultura da Diversidade, em São Paulo; Primeiro Plano, em Juiz de Fora, e For Rainbow em Fortaleza.

Karla Holanda, que mantém uma página sobre a obra (http://katiaofilme.com/), explica que a trajetória de Kátia Tapety representa uma forte história de ruptura com os modelos convencionais. A história da travesti despertou seu interesse justamente por ter nascido num dos estados mais pobres do país, o Piauí, geralmente associado a “cabras machos”, onde se poderia supor que o preconceito aflorasse com mais força. “E não era nada disso”, escreve Karla, constatando uma nova realidade. “Embora eu seja do Piauí, a primeira vez em que ouvi falar em Kátia foi através de jornais, internet. Ela já era uma figura midiaticamente conhecida e seu sobrenome me chamou a atenção. Tapety é uma das mais tradicionais famílias ligadas à política do estado”, conta.

A diretora e roteirista de Kátia estará presente à sessão no MAMM para comentar seu trabalho. O longa-metragem de Karla Holanda chegou ao público em setembro de 2012 e desde então vem dando um respaldo positivo à sua realizadora. A apresentação faz parte do projeto Cinema em Foco, que integra as atividades do CPCINE (História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual), vinculado ao IAD, com o apoio da Pró-reitoria de Cultura (ProCult) para concentrar pesquisas acadêmicas em torno de reflexões teóricas e práticas sobre a história do cinema e da produção audiovisual. Desta vez, o tema é Cinema documentário. A entrada é aberta ao público em geral.

Trascendendo o sertão

Para realizar seu documentário, a professora da UFJF filmou cerca de 30 horas, indo e vindo ao Piauí inúmeras vezes para encontrar sua protagonista. Em 2007, pegou o telefone e fez o primeiro contato. Em 2008, seguiu para Oeiras, terra natal de Kátia Tapety. Munida de uma pequena câmera, gravou conversas, paisagens da região e ambientes familiares. Em 2009, inscreveu seu projeto em diversos editais e, em fevereiro do ano seguinte, recebeu a boa notícia: ganhara o Prêmio Petrobras Cultural. Ainda em 2010, encontrou sua personagem outras três vezes, agora com uma equipe maior de filmagem. 2011 foi o ano da edição, que começou em Fortaleza e terminou no Rio de Janeiro. Finalmente, em março de 2012, o longa Kátia estava concluído.

“Agora é o medo, a dúvida – o filme vai ser visto? Como será visto? Por quem? Onde? Eu não sei. Precisaria me distanciar para enxergar melhor. Por enquanto, torço. Acho que é sincero – incorporei o inesperado, o que não previ; despretensioso – dramaturgia discreta, mas presente; Kátia está ali, como a vi”. Há exatos três meses, essa era a fala de Karla Holanda em seu site sobre o filme. Hoje, porém, já com a carga da experiência concretizada diante do público e da crítica, ela tem a acrescentar: “Entendi que um filme se completa, de fato, apenas quando é exibido, no momento em que está na tela e seu realizador consegue ver a reação da plateia, o que as pessoas que assistiram ao filme têm a dizer. E, agora, posso falar: estou muito feliz!”.

Exibição Kátia, de Karla Holanda

Dia 19 de dezembro, quarta-feira, às 20h.

Museu de Arte Murilo Mendes – Rua Benjamin Constant, 790 – Centro.

Entrada Franca

Outras informações: Pró-Reitoria de Cultura: 2102.3964 | Produção MAMM: 3229.7622 | Karla Holanda: 21 8120.1145